Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de investigação para Doutor em Terminologia na Infraestrutura ROSSIO

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, Linguística, Terminologia

A Infraestrutura ROSSIO está com concurso aberto para uma bolsa de investigação para doutor na área de terminologia, que será responsável, entre outras funções, por analisar a informação existente partilhada pelas diversas entidades integradas na infraestrutura ROSSIO, e criar processos de anotação léxico-semântica que permitam o enriquecimento dos conteúdos pesquisados e a conexão entre os vários objetos digitais, com base em temas, pessoas, locais e cronologia.

O ROSSIO é constituído por um consórcio composto por sete instituições. Reunidos, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (coordenadora do consórcio), a Câmara Municipal de Lisboa, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, a Direção-Geral dos Livros, Arquivos e Bibliotecas, a Direção-Geral do Património Cultural, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Teatro Nacional D. Maria II, disponibilizam um conjunto de fontes e recursos únicos e representativos da riqueza e da diversidade da história, da sociedade e do património cultural de língua portuguesa.

Área científica – Linguística

Área científica específica – Terminologia

O candidato deve ser titular de doutoramento na área científica e ter conhecimentos em ontologias e outros sistemas de organização do conhecimento, assim como em linguística de corpus, com destaque para a anotação léxico-semântica. Igualmente deve ter conhecimentos na aplicação destes domínios a recursos online.

O concurso encontra-se aberto entre os dias 11 a 22 de novembro de 2019.

Mais informações no portal Eracareers.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas