Quinta-feira, 02 de Maio de 2024

Bolsa de Investigação no Centro de Estudos Sociais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, Sociologia

O Centro de Estudos Sociais (CES) - Laboratório Associado - da Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para contratação de um/a Bolseiro/a de Investigação no âmbito do projeto “Reconstruindo o poder sindical na era da austeridade: três setores em análise”/ “Rebuilding trade union power in the age of austerity: a review of three sectors”, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT/MEC) através de fundos nacionais e cofinanciado pelo FEDER.

Descrição do Projeto:

Este projeto tem por objetivos realizar um balanço crítico do património histórico do sindicalismo em Portugal e fazer um levantamento das suas possibilidades de afirmação em sectores como o metalúrgico, dos transportes e das telecomunicações, sujeitos também eles a transformações e restruturações. Nestes 3 setores pretende-se estudar a atuação dos sindicatos tendo em conta 6 critérios de análise: conflito/ negociação; nacional/internacional; representatividade; qualificação; público/privado; inovação. Pretende-se, assim, uma compreensão detalhada do modo como a atuação dos sindicatos, nesses três setores, tem vindo a adaptar-se às mudanças conjunturais do sistema económico e político.

Área Científica: Sociologia

Critérios de admissão:

• Licenciatura em Sociologia ou noutra área das ciências sociais, com classificação igual ou superior a 14 valores (Obrigatório) (30%)
  • Domínio de metodologias qualitativas e quantitativas de investigação (15%)
  • Iniciativa, autonomia e total disponibilidade para deslocações nacionais e internacionais (15%)
  • Excelentes conhecimentos de inglês, falado e escrito (20%)
  • Experiência e/ou interesse na área dos Estudos do Trabalho e Sindicalismo (se possível reforçada com publicações relevantes na área ou participação anterior em projetos nessa área) mas sobretudo demonstração de capacidade crítica, de leitura e de sistematização da literatura científica e documentos a analisar (20%).

Plano de trabalhos:

As atividades a desempenhar pelo/a Bolseiro/a consistem no apoio aos membros da equipa de investigação, designadamente no envolvimento ativo e permanente, entre outras, nas tarefas de: a) recolha e revisão intensa de literatura internacional e nacional sobre a temática do projeto; b) recolha de documentação produzida pelas principais organizações sindicais que são objeto de atenção preferencial no projeto (quer no plano confederal, quer no plano setorial); c) análise, sistematização e elaboração de sínteses escritas sobre a literatura científica e sobre a produção discursiva das organizações sindicais.

O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais ou em outros locais necessários à execução do plano de trabalhos, sob a orientação científica do Investigador Responsável Hermes Augusto Costa.

A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em julho de 2016. O montante da bolsa corresponde a 745€, conforme tabela de valores das bolsas FCT.

O período de apresentação de candidaturas está aberto até ao dia 15 de junho de 2016.

Confira o edital em anexo para mais informações.

Fonte: CES-Coimbra