Bolsa de Investigação na área de História do Ambiente
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, referência PPests/2016/LIC no âmbito do financiamento do Projeto de investigação Exploratória, associado ao Programa Investigador FCT com a referência IF/00222/2013/CP1166/CT0001, com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), nas seguintes condições:
Área Científica: História do Ambiente
Requisitos de admissão: Licenciatura em qualquer área académica; proficiência em Português (oral e escrito).
Plano de trabalhos: Pretende-se que o bolseiro contribua para o projeto “Introductions, invasions and control measures of plant pests in Southern Europe. An interdisciplinary comparative approach from the 19th century onwards” (IF/00222/2013/CP1166/CT0001), desenvolvendo as seguintes atividades:
- Consulta de arquivos nacionais e regionais, bibliotecas e coleções museológicas;
- Registo de dados relativos às pragas agrícolas verificadas em Portugal nos últimos dois séculos;
- Participação no tratamento dos dados e redação de uma ou mais publicações científicas.
O trabalho será desenvolvido no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (IHC/FCSH-NOVA), Edifício I&D, Av de Berna, 26 – C, 1069-061 Lisboa.
A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 1 julho de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.
O montante da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).
A seleção dos/as candidatos/as será feita com base na avaliação curricular. Os três melhores candidatos poderão ser submetidos a uma entrevista, a realizar nas instalações do IHC-FCSH, destinada a esclarecer aspetos da sua candidatura.
Na avaliação curricular serão considerados: mérito académico (50%); experiência de investigação (20%); formação e experiência de utilização de bases de dados e sistemas de informação geográfica e de georreferenciação (20 %); domínio do Inglês (oral e escrito) (10%).
O concurso encontra-se aberto no período de 15 a 28 de abril de 2016.
O texto completo do Edital, contendo os requisitos e o modo de apresentação das candidaturas, encontra-se publicitado no Portal Eracareers (Referência: FCSH / IHC / PPests/2016/LIC): http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=74891&lang=pt


