Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de Investigação (doutorando) com foco no espólio documental de Almada Negreiros

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, História de Arte, Literatura

Concurso para 1 Bolsa de Investigação (BI) para Doutorando

Cargo/posição/bolsa:
1 Bolsa de investigação (BI) para Doutorando(a)

Referência: FCSH / IHA / UIDB/00417/2020 / 1 BI

Área Científica: Artes e Humanidades

Área Científica específica: História da Arte Contemporânea

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação no âmbito da instituição de I&D IHA – Instituto de História da Arte, UIDB/00417/2020 – Espólio Documental de Almada Negreiros a ser depositado na FCSH, com o apoio financeiro da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

Requisitos de admissão:

1. Licenciatura em História da Arte ou Literatura, com média final não inferior a 17 valores;

2. Mestrado em História da Arte ou Literatura, ou pós-graduação com especialização em modernismos;

3. Frequência de doutoramento com especialização em modernismos literários e artísticos, com foco no espólio documental de Almada Negreiros;

4. Experiência de investigação documental; experiência de trabalho como arquivista; experiência editorial;

5. Conhecimento do espólio documental de Almada Negreiros, tanto da biblioteca como dos manuscritos e cadernos de desenhos;

6. Bom nível de inglês falado e escrito.

Plano de trabalhos:

1) Acompanhamento da transferência do espólio documental de Almada Negreiros para a FCSH

2) Catalogação, organização e arquivo da Biblioteca e restante espólio documental de Almada Negreiros em depósito na FCSH

3) Gestão de recursos digitais a disponibilizar relativos ao espólio documental de Almada Negreiros em depósito na FCSH

4) Organização de eventos relativos ao espólio documental de Almada Negreiros em depósito na FCSH

5) O bolseiro deverá apresentar os resultados da sua investigação e trabalho em reuniões regulares com a coordenadora do IHA responsável pelo espólio Almada Negreiros (Mariana Pinto dos Santos) e com dois relatórios, um por semestre.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – em vigor https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no espólio Almada Negreiros (morada da família Almada Negreiros, e posteriormente no Colégio Almada Negreiros – FCSH) sob orientação científica da Doutora Mariana Pinto dos Santos.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Outubro de 2020. O contrato de bolsa poderá ser renovado uma vez por igual período.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1.064,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será feita mediante avaliação curricular, na qual serão ponderados: curriculum vitae (25%), experiência de investigação, arquivo, catalogação e organização de eventos científicos ou de divulgação (25%), nível de inglês falado e escrito (20%), carta de motivação para integrar o projeto, mencionando os seus resultados no âmbito de tese de doutoramento (30%).

Caso persistam dúvidas na seleção dos candidatos após a avaliação curricular, o júri poderá marcar entrevistas aos candidatos melhor classificados.

Composição do Júri de Seleção:
Presidente do Júri: Joana Cunha Leal
Vogal efetivo: Mariana Pinto dos Santos
Vogal efetivo: Alexandra Curvelo
Vogal Suplente: Nuno Senos

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, no site da FCSH/NOVA, até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 17 a 30 de junho de 2020.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e carta de motivação.

As candidaturas deverão ser enviadas para o email bolsasiha@fcsh.unl.pt, com o seguinte assunto na mensagem: Bolsa BI Projeto Espólio Almada Negreiros IHA.

Data limite de candidatura: 30 Junho 2020

Link para ERACareers: http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=124577&lang=pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas