Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de Investigação (BI) para mestre no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Sociologia, Ciências da Comunicação, Antropologia, Bolsas de investigação

O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho abriu concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (mestrado) no âmbito do projeto 'Estudo da Festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado' (CECS e Associação Organizadora da Casa do Bugio e das Festas de S. João de Sobrado). O concurso estará aberto entre 27 de novembro e 11 de dezembro de 2015. A bolsa terá início a 1 de fevereiro de 2016.
 
Requisitos de admissão:
 
Mestrado em Antropologia, Ciências da Comunicação, Sociologia, ou áreas afins. Experiência em investigação etnográfica na área do património cultural, em particular no campo das práticas rituais e festivas. Capacidade de planeamento e organização e elevado sentido crítico e de responsabilidade. Capacidade de integração em equipas de trabalho. Dar-se-á preferência a quem possua experiência de apoio científico e técnico-administrativo em projetos de investigação.
 
Objetivo: Realizar trabalhos técnico-científicos e de gestão no quadro do projeto “Estudo da Festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado”.
 
Plano de trabalhos: O(A) Bolseiro(a) desempenhará atividades no âmbito da organização e desenvolvimento técnico-científico do projeto, nomeadamente:
 
- Desenvolvimento de atividades de investigação científica no âmbito do projecto, designadamente pesquisa documental, realização de entrevistas, registo audiovisual de preparativos da Festa e outras atividades da comunidade, análise dos dados empíricos recolhidos;
- Apoio na criação e dinamização da Rede Local da Festa da Bugiada e Mouriscada;
- Desenvolvimento das atividades conducentes ao registo da Festa de S. João de Sobrado no Inventário Nacional de Património Imaterial;
- Apoio na organização de encontros científicos;
- Participação em reuniões científicas do projeto e em conferências com a apresentação de trabalhos científicos resultantes do projeto;
- Manutenção da página web do projeto;
- Apoio na gestão administrativo-financeira do projeto;
- Apoio na elaboração de relatórios científicos e administrativo-financeiros do projeto;
- Apoio na elaboração de candidaturas do projeto a linhas de financiamento nacionais e internacionais;
- Apoio no desenvolvimento de ações de divulgação e disseminação do projeto e seus resultados;
- Outras tarefas de apoio ao desenvolvimento do projeto.
 
O trabalho será desenvolvido no CECS-UM, em Braga, e na Associação Casa do Bugio, em Sobrado, Valongo, e noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos, designadamente na vila de Sobrado, Valongo, sob a coordenação da Professora Doutora Rita Ribeiro.
 
A bolsa terá a duração de seis meses, com início previsto em 1 de fevereiro de 2016, com eventual renovação até ao limite máximo, conforme regulamento de bolsas da FCT, disponível em www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf, em regime de exclusividade.
 
O montante da bolsa é de 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).
 
O concurso encontra-se aberto no período de entre 27 de novembro e 11 de dezembro de 2015.
 
Contactos
 
Universidade do Minho - Instituto de Ciências Sociais
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Campus de Gualtar
Braga - 4710-057 BRAGA
Portugal
bugiada.sobrado@gmail.com
http://www.comunicacao.uminho.pt/cecs/
 
O texto completo do Edital, contendo os requisitos e o modo de apresentação das candidaturas, encontra-se publicitado no Portal Eracareers:
http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=66597&lang=pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas