Domingo, 18 de Agosto de 2019
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de Criação Jornalística sobre Desenvolvimento

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas, Comunicação, Jornalismo

Estão abertas as inscrições para as Bolsas de Criação Jornalística “Aquele outro mundo que é o mundo - o Mundo dos Media e o Mundo do Desenvolvimento”, que visa promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento que normalmente não são notícia nos media portugueses. As inscrições podem ser feitas até 30 de junho de 2019. As reportagens devem realizar-se até 31 de outubro de 2019.

Trata-se de um exercício de criação jornalística, realizado a quatro mãos em Portugal, na Europa e em África (num país de língua portuguesa), proporcionando assim um programa de mentoria entre jornalistas e jovens jornalistas. São elegíveis para esta bolsa propostas de trabalhos de reportagem escrita, fotográfica ou áudio. Dependendo do país seleccionado para a realização da reportagem, os promotores desta iniciativa disponibilizam-se a desempenhar um papel de facilitadores de contacto e de acesso a fontes locais.

É dada preferência a jornalistas ou fotojornalistas integrados em órgãos de comunicação social portugueses. O jornalista tem a oportunidade de escolher o outro elemento da equipa, que deve ser necessariamente estudante de jornalismo/comunicação ou jornalista estagiário. O tema relacionado com o Desenvolvimento é livre, bem como a duração da permanência no terreno, tendo porém especial atenção à exequibilidade da ação dentro do orçamento proposto.

As reportagens serão posteriormente publicadas nesta plataforma online do projecto.

Formulário de inscrição

A iniciativa tem apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, através do Programa Parcerias para o Desenvolvimento.

“Aquele outro mundo que é o mundo – o mundo dos media e o mundo do desenvolvimento” resulta de uma parceria composta pela Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), a Associação Coolpolitics e dois centros de investigação – o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20/UCoimbra) e o Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA-ISEG/ULisboa).

Mais informações na página do projeto Aquele outro mundo que é o mundo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas