Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
Financiamento/bolsas/emprego

Aberto edital CAPES / COOPBRASS para cooperação com África, Ásia e América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor

Ciências Humanas e Sociais, Cooperação Internacional, Programas

A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulga o Edital Nº 5/2019 referente ao Programa de Cooperação Brasil Sul-Sul, o COOPBRASS. O documento torna público a seleção de projetos conjuntos de pesquisa com países da África, da América Latina e Ásia que não tenham acordo de cooperação vigente com a CAPES, em todas as áreas do conhecimento, de modo que os benefícios alcancem todas as instituições envolvidas.

O Programa pretende fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação brasileiros, nos termos do Decreto 9.283/18, e estrangeiros no âmbito da Cooperação Sul-Sul.

Instituições sediadas nos seguintes países

  • África, Ásia e Oceania:
    África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Botsuana, Cabo Verde, Camarões, China, Costa do Marfim, Egito, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Índia, Irã, Líbano, Mali, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Paquistão, Quênia, República Democrática do Congo, República do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Síria, Tailândia, Tanzânia, Timor-Leste, Togo, Tunísia e Turquia.

  • América Latina e Caribe:
    Antígua e Barbuda, Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Itens financiáveis

  • Auxílio para Missões de Trabalho no Exterior
  • Recursos para Manutenção de Projetos
  • Bolsas no Exterior:
    • Doutorado Sanduíche
    • Assistente de Ensino ou de Pesquisa
    • Pós-Doutorado
    • Professor Visitante Júnior

Duração dos Projetos

Até 4 anos com início a partir de janeiro de 2020.

Inscrições
As inscrições serão gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos, Até as 17h do dia 31 de maio de 2019 (horário oficial de Brasília).

Com CCS/CAPES

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas