Sábado, 20 de Agosto de 2022
Financiamento/bolsas/emprego

2 bolsas de investigação na área de História da Idade Média

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento:

Bolsas de investigação, Estudos Medievais, História, Mestrado

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de duas bolsas de investigação, no âmbito do projeto COMMEMORtis, com a referência EXPL/HAR-HIS/0532/2021 e com o título “COMMEMORtis - O que sobrevive depois da morte? Comunidades paroquiais e estratégias de comemoração dos mortos na cidade medieval”, financiado através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P./MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), com as seguintes características:

Área(s) Científica(s): História da Idade Média

Destinatários/as da (s) bolsa (s)/ Requisitos de admissão: Licenciados/as na área de História, História da Arte, Arqueologia ou área afim e inscritos/as em curso de mestrado na área de História ou afins.

Ainda que os(as) destinatários(as) tenham de estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico, não é exigido no momento da candidatura que o candidato(a) tenha efetuado essa inscrição prévia, sendo que a prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização da bolsa. Aos candidatos apenas é exigido que cumpram os requisitos para se virem a inscrever na oferta formativa. Se existirem candidatos já inscritos (incluindo a frequentar um curso), estes concorrem ao concurso em pé de igualdade com aqueles que não se encontram inscritos.

Plano de trabalhos/Objetivos a atingir: Cada uma das bolsas prevê o desenvolvimento de técnicas de investigação operacional de acordo com as seguintes tarefas:

  1. Leitura de documentação medieval original e publicada do corpus documental que sustenta a investigação do projeto, com o objetivo de recolha e análise de dados históricos.
  2. Construção de uma base de dados informática, através do sistema de informação Timelink, a partir dos dados extraídos do corpus documental que sustenta a investigação do projeto.
  3. Elaboração de uma dissertação de mestrado com recurso ao sistema de informação Timelink, a partir dos dados extraídos do corpus documental que sustenta a investigação do projeto.
  4. Assistir e participar ativamente em todas as atividades de disseminação de conhecimento do projeto.
  5. Participar na organização das atividades de disseminação de conhecimento do projeto.

Local de realização da bolsa: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Duração da(s) bolsa(s): 12 meses. Eventualmente renovável.

Orientação Científica: Doutora Maria Amélia Álvaro de Campos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e Professora Doutora Ana Isabel Sacramento Sampaio Ribeiro (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra).

Prazo para formalização da candidatura: 30/03/2022 a 26/04/2022

Consulte o edital completo no website da UC, aqui.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas