Segunda-feira, 18 de Março de 2019
Financiamento/bolsas/emprego

1ª Edição do Prémio Iberarquivos de Investigação Arquivística

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Espanha, Portugal

Acervos Documentais, Arquivos, Prémios, Programas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prémio Iberarquivos de Investigação Arquivística, destinado a galardoar autores de dissertações académicas ou de outros trabalhos de trabalhos de pesquisa arquivística que contribuam para o desenvolvimento dos arquivos dos países da Comunidade Ibero-americana de Nações, por ocasião da declaração de 2019 como o Ano Ibero-Americano dos Arquivos. O prémio oferece 2 mil euros ao ganhador. As inscrições podem ser feitas até ao dia 1 de abril de 2019.

Poderão concorrer autores de qualquer dos 22 países que compõem a Comunidade Ibero-americana, individual ou coletivamente.

Serão admitidos a concurso os trabalhos redigidos em português e espanhol, que constituem as línguas oficiais do Programa Iberarquivos.

Sobre o Programa

Iberarquivos é uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos, articulada e ratificada pelas Conferências Ibero-americanas de Chefes de Estado e de Governo, para o fomento ao acesso, organização, descrição, conservação e difusão do patrimônio documental, contribuindo de maneira decisiva para consolidar o Espaço Cultural Ibero-americano.

Com 20 anos de trajetória o programa Iberarchivos é um dos programas mais antigos  da Cooperação Ibero-americana originado na iniciativa apresentada pela Espanhã na VII Cimeira Ibero-americana da Ilha Margarita (1997) e que contou com o apoio imediato de vários países e da Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA).

Na VIII Cimeira celebrada no Porto (Portugal) em 1998, o Programa recebeu a sua aprovação definitiva sendo elevado à categoria de Programa de Cooperação Ibero-Americana com o nome de Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Arquivos Ibero-Americanos e o seu acrónimo ADAI. Com a alteração do regulamento do Programa na XIX Reunião do seu Conselho Intergovernamental, celebrada na Cidade do México em Novembro de 2017, modificou-se o seu nome para o utilizado atualmente: Iberarquivos.

Mais informações na página do Iberarquivos.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas