Segunda-feira, 22 de Abril de 2024

Saber mais

Plataforma9 teve o seu início em 2014, como resultado de uma parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Internacional de Lusitanistas, a qual se manteve até 2022.

Esse quadro foi alterado em 2023 e atualmente a Plataforma9 resulta de um novo modelo de cooperação, em moldes muito semelhantes, desta feita entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e a Associação Internacional de Lusitanistas (AIL).

É objetivo genérico da Plataforma9 a articulação em rede, através do recurso às tecnologias digitais, de múltiplas webs e variadas fontes de informação em linha de organismos, universidades, instituições e programas nacionais e internacionais, com incidência nos domínios da Língua Portuguesa e das Culturas que nela se exprimem. Plataforma9 agrupa num único site comunicações úteis sobre: notícias, financiamento, bolsas, emprego, formação, congressos, investigação, projetos, publicações e outros conteúdos que no mesmo âmbito se situem.

Plataforma9 pretende ser o Portal Cultural do Mundo de Língua Portuguesa e o site de referência para todas as pessoas e instituições interessadas em receber informação fiável e atualizada sobre tudo o que está a acontecer e que é relevante conhecer desde que se relacione com cultura e com investigação em e sobre língua portuguesa.

O nome Plataforma9 deve-se ao facto de serem oito (8) os países de língua oficial portuguesa, ou seja, os países da CPLP, a que se junta esse outro território sem fronteiras nem espaço definidos, onde se incluem as vastas comunidades da diáspora de língua portuguesa espalhadas pelo mundo e também Macau, território que tem o português como uma das suas línguas oficiais, e ainda a Galiza, cuja língua, na opinião de uma corrente linguística com larga expressão, é uma variante do português.

Convidamos todos os organismos e pessoas individuais ligadas ao ensino, à cultura, às artes e à investigação para tornarem sua a Plataforma9, usando-a e enviando os seus contributos em forma de informações sobre publicações, eventos científicos, instrumentos de divulgação de natureza científica ou cultural que contribuirão para alimentar o site.

Plataforma9 continuará a ser o lugar de consulta e encontro para todas aquelas pessoas e instituições interessadas nas culturas de língua portuguesa e na língua que delas é matriz.

 


Webs de referência
 

Imprensa Nacional Casa da Moeda

 

 

 

A INCM resulta da fusão de dois dos mais antigos estabelecimentos industriais do País, a Imprensa Nacional, criada em 1768, e a Casa da Moeda, com mais de 700 anos de história. Atualmente, a inovação tecnológica, desenvolvida em parceria com algumas das principais universidades e centros de investigação nacionais, é um dos pilares estratégicos da INCM, cuja missão é criar, produzir e fornecer bens e serviços que exigem elevados padrões de segurança, focados no cliente e em soluções inovadoras.

Destacam–se, entre esses bens e serviços essenciais, a produção de documentos de segurança, como o cartão de cidadão ou o passaporte, a cunhagem de moeda corrente e de coleção, a autenticação de metais preciosos, a edição do Diário da República e a publicação de obras fundamentais da língua e da cultura portuguesa.

https://incm.pt/

 

Imprensa Nacional


 

A Imprensa Nacional cumpriu em 2018 dois séculos e meio de atividade de edição livreira, um percurso iniciado em 1768 com o estabelecimento da Imprensa Régia, que passa em 1833 a designar-se Imprensa Nacional, herdeira de uma ampla experiência editorial e de um vasto catálogo . Em julho de 1972, a Imprensa Nacional funde-se com a Casa da Moeda, dando origem à Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

A preservação e divulgação da memória e do património comum da cultura portuguesa, aliada a uma progressão contínua, constituem a missão de que está investida na área editorial da Unidade de Edição e Cultura da INCM. A combinação à memória: a par de obras e autores consagrados, de temas e coleções tradicionais, surgem novos autores e inauguram-se coleções que conferem à linha editorial da editora pública o timbre que a mantém em consonância com a contemporaneidade.

https://imprensanacional.pt

 

Associação Internacional de Lusitanistas
 

Associação Internacional de Lusitanistas


Fundada em Poitiers em 1984 pelo lusitanista Prof. Doutor R. A. Lawton, a Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) tem por objeto, segundo os seus Estatutos (artigo 2º), fomentar os estudos de língua, literatura e cultura dos países de língua portuguesa, organizar congressos e publicar as atas, preparar e publicar a revista Veredas, colaborar com instituições nacionais e internacionais.

Podem ser membros da Associação “docentes universitários, pesquisadores e estudiosos aceites pelo Conselho Diretivo e cuja admissão seja ratificada pela Assembleia Geral”. Na atualidade, a AIL conta com numerosos associados, distribuídos por mais de 30 países dos diferentes continentes.

https://www.lusitanistasail.org

 

Fundação Calouste Gulbenkian
 

FCG-v4-h


Nasceu em 1956 como uma fundação portuguesa para toda a humanidade, destinada a fomentar o conhecimento e a melhorar a qualidade de vida das pessoas através das artes, da beneficência, da ciência e da educação. Criada por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, a Fundação tem caráter perpétuo e desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa (Portugal) e das delegações em Paris (França) e em Londres (Reino Unido).

Desde as suas primeiras atividades, na década de 50, a Fundação respondeu às necessidades mais prementes da sociedade portuguesa, com base nas suas quatro áreas estatutárias: Arte, Beneficência, Educação e Ciência. Com o desenvolvimento progressivo do país, o papel da Fundação foi redefinido: as prioridades deixaram de ser apenas portuguesas ou lusófonas, para passarem a inscrever-se num quadro internacional, relacionando-se com questões globais, como o diálogo intercultural, as migrações e a mobilidade, e o ambiente. É neste contexto que são criados os Programas Gulbenkian e os projetos e iniciativas que a Fundação Calouste Gulbenkian promove, diretamente ou em parceria com outras entidades, para refletir sobre temas da sociedade contemporânea, procurando respostas inovadoras para os problemas do mundo atual.

A Fundação desenvolve uma atuação transversal abrangendo cinco áreas de atividade: Artes, Educação, Ciência, Desenvolvimento e Iniciativas Globais.

https://www.gulbenkian.pt

 

Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas
 


Veredas é a revista da Associação Internacional de Lusitanistas. Trata-se de uma publicação científica internacionalmente reconhecida, e, como tal, a sua missão é a divulgação dos resultados investigadores vinculados aos Estudos Lusófonos em sentido alargado.

https://revistaveredas.org

 
AILpress
 

 

AILpress é uma plataforma agregadora de conteúdo editorial da Associação Internacional de Lusitanistas que tem por objeto fomentar os estudos de língua, literatura e cultura dos países de língua portuguesa.

As Atas e Livros temáticos da AIL, resultantes dos encontros trienais, estão disponíveis em acesso aberto neste portal.

https://lusitanistasail.press