Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Congressos

XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal - Educação e idades da vida

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências da Educação

Educação e idades da vida – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea

Na conceção de educação como processo amplo e difuso, presente em todos os tempos de vida, é reconhecido o inacabamento do ser humano e o contributo da dinâmica educativa para a vida em sociedade. O processo educativo é uma dimensão natural no ser humano, porquanto, está intrinsecamente associado à sua sobrevivência. A complexidade dos fenómenos que caracterizam a sociedade contemporânea, marcada por transformações significativas e rápidas, tem vindo a tornar cada vez mais evidente a importância de se considerar a educação nas múltiplas idades da vida – infância, juventude, idade adulta e velhice. A investigação realizada no âmbito das Ciências da Educação, nas últimas décadas, permitiu compreender as especificidades do processo educativo nas diversas idades da vida, assim como as semelhanças e a importância de processos educativos intergeracionais.

O XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal procura promover um espaço de debate e de divulgação do conhecimento científico resultante da investigação educacional, em diversos países, sobre a educação nas múltiplas idades da vida, nomeadamente, as políticas, as práticas e as problemáticas da educação de infância, da educação de jovens, da educação de adultos e da educação de idosos, nas suas complementaridades e interdependências.

Os eixos temáticos deste XXVIII Colóquio são os seguintes:

  1. Educação de infância – políticas, práticas e problemáticas de investigação;
  2. Educação de jovens – políticas, práticas e problemáticas de investigação;
  3. Educação de adultos – políticas, práticas e problemáticas de investigação;
  4. Educação de idosos – políticas, práticas e problemáticas de investigação;
  5. Educação intergeracional – políticas, práticas e problemáticas de investigação.

Site: http://afirse.ie.ul.pt

Submissão de trabalhos: até 21 de Outubro de 2020

 


A atividade da Secção Portuguesa da AFIRSE (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education) confunde-se, em certa medida, com o desenvolvimento das Ciências da Educação e da investigação educacional. Criada e impulsionada desde o início (1988) pelo espírito empreendedor e inovador dos Professores Albano Estrela e Maria Teresa Estrela, constituiu um meio de divulgação e discussão das ideias e dos trabalhos da investigação em várias áreas de estudo, sendo o seu contributo reconhecido pelo meio académico ligado à Educação.

Por outro lado, enquanto representante em Portugal da tradição francesa de investigação no domínio da Educação, a Secção Portuguesa da AFIRSE tornou possível o intercâmbio entre os seus membros portugueses e numerosos investigadores de língua francesa da área das Ciências da Educação. Do mesmo modo, as suas realizações foram frequentadas por investigadores de muitos países ligados à AFIRSE internacional, assim se tendo criado verdadeiros fóruns de debate anuais que contribuem para o desenvolvimento de intercâmbios e para a evolução do pensamento educacional.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas