Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020
Congressos

XXII Colóquio de Outono 2020: Populismos e suas linguagens

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Análise do discurso, Chamada para trabalhos, Ciência Política, Ciências da Comunicação, Estudos Culturais, Língua, Linguística, Literatura

A comissão de organização do XXII Colóquio de Outono 2020/Populismos e suas linguagens decidiu manter a realização do Congresso nas datas previstas, passando-o para o formato online. Mantemos as sessões de palestras convidadas e de comunicações por submissão. A data de submissão de resumos foi alargada para 1 de julho.

 

XXII Colóquio de Outono 2020
Populismos e suas linguagens
Universidade do Minho, Braga | CEHUM
5 a 6 de novembro de 2020
Conferência Internacional | Call for Papers

Apresentação

Cumprindo uma tradição já longa, o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) vai realizar mais um Colóquio de Outono, sob o tema Populismos e suas linguagens.

A sustentabilidade da política e dos discursos políticos como discursos públicos deve necessariamente contemplar as disrupções dos populismos. Diríamos, mesmo, que não há política sem populismo. Quebra-se, assim, uma das primeiras marcas de populismo assente na dicotomia nós – eles. A questão não estará, pois, em suprimir os discursos e atos populistas mas em encontrar as raízes do fenómeno, determinar as suas características e os contextos de ocorrência, circunscrever, numa palavra, os modos de tais manifestações.

Como palavra em moda, populismo serve de argumento e contra-argumento nas mais diversas situações, levando a um alargamento, quase pulverização, de sentidos, marcados assim por alguma vagueza. É necessário, pois, investigar os novos, e por vezes díspares, sentidos em uso. Ter em conta os interlocutores, a sua experiência cognitiva e social, os contextos sociais e políticos em que se enquadram. Encontrar as raízes do fenómeno e as formas discursivas em que se constitui.

Os populismos são uma preocupação séria das sociedades atuais. Portugal, ao contrário do que se tem afirmado, não está imune a este fenómeno político e social. Com a realização deste encontro científico internacional, pretende-se recolocar a questão dos populismos e contribuir para uma literacia política, cada vez mais necessária.

Linhas temáticas

O XXII Colóquio de Outono privilegia a multiplicidade de tópicos e de abordagens, com destaque para as Ciências da Linguagem, nomeadamente, a Análise do Discurso, nas suas múltiplas vertentes, a Literatura e os Estudos Culturais, a Ciência Política ou os Estudos da Comunicação.

Conferências plenárias

  • Carla Prestigiacommo, Universidade de Palermo, Itália
  • António Costa Pinto, Universidade de Lisboa, Portugal
  • Catalina Fuentes Rodríguez, Universidade de Sevilha, Espanha

Organização

  • Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.
  • Grupo de investigação Pragmática. Discurso. Cognição (PraDiC).
  • Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos.

Condições de participação

  • Sessões plenárias: realizadas por conferencistas convidados.
  • Sessões paralelas: As comunicações individuais terão a duração de 20 minutos, acrescidos de 10 minutos para discussão.
  • Apresentação de posters.
  • Possibilidade máxima de apresentação de comunicações: 1 como autor único + uma em coautoria.
  • Línguas de trabalho: Português, Espanhol, Francês e Inglês. Não haverá lugar a tradução simultânea.

Submissão dos resumos:

  • Data limite de envio das propostas: 15 de maio 1 de julho.

Mais informações no website do XXII Colóquio de Outono 2020.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas