Quarta-feira, 22 de Abril de 2026
Congressos

XXI Seminário de Diamantina: "Planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Políticas Públicas, Urbanismo

O Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abre a chamada de trabalhos para o XXI Seminário de Diamantina, a realizar-se de 17 a 22 de agosto de 2026, no campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, Minas Gerais. As submissões decorrem até 13 de maio de 2026, com divulgação dos selecionados prevista para 22 de junho.

Sob o tema "Planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas", o evento propõe refletir sobre os desafios contemporâneos num cenário global marcado por crises, desigualdades e tensões políticas. A chamada contempla cinco áreas temáticas: Economia, que inclui subáreas como desenvolvimento, economia regional e urbana, inovação, pobreza e desigualdade e macroeconomia aplicada; Demografia, com enfoque em migração, envelhecimento, saúde e mudanças climáticas; História Económica, do Pensamento Económico e Demografia Histórica, cobrindo os séculos XVIII a XX; Políticas Públicas, com ênfase na avaliação de políticas, género, raça e planeamento territorial; e Relações Internacionais, abrangendo economia política internacional, geopolítica, blocos económicos e migrações internacionais.

A edição de 2026 assinala dois marcos intelectuais relevantes — os 250 anos de A Riqueza das Nações, de Adam Smith, e os 90 anos da Teoria Geral, de John Maynard Keynes —, e marca o início das comemorações dos 60 anos do Cedeplar. Os autores de trabalhos aprovados têm direito, mediante inscrição, ao transporte entre Belo Horizonte e Diamantina e ao material do evento.

Mais informações e submissões: diamantina.cedeplar.ufmg.br/2026/chamada-de-trabalhos.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas