Domingo, 28 de Abril de 2024
Congressos

XVI Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa (SIHIP)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Goa

Chamada para trabalhos, História, Património Cultural

XVI Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa
Novas perspectivas sobre um património comum com um olhar no futuro
30 de setembro e 03 de outubro de 2024, Goa

 

O XVI Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa (SIHIP) está orientado para o estudo do Património Cultural e irá decorrer em Goa entre 30 de setembro e 03 de outubro de 2024. As pessoas interessadas têm até ao dia 17 março para enviar as suas propostas.

O Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa reúne investigadores de todo o mundo há 45 anos com o objectivo de promover o estudo das relações entre a Índia e Portugal ao longo do tempo de um modo multidisciplinar e universal. Nas suas quinze reuniões, realizadas entre 1978 e 2018, o Seminário já juntou centenas de investigadores que, na sua maioria, são hoje referências da historiografia internacional. Algumas das linhas interpretativas que hoje estruturam a história do Índico e da Ásia marítima na época moderna foram apresentadas pela primeira vez nestes seminários, constituindo marcos relevantes, nomeadamente, no estudo das relações diplomáticas, políticas, económicas, sociais e culturais entre a Europa e a Índia.

Passada a crise da pandemia, estão reunidas as condições para reatar os encontros presenciais e deseja-se que o Seminário regresse à Índia, concretamente a Goa, onde reuniu pela última vez em 2003. O eixo científico do XVI SIHIP está orientado para o estudo do Património propondo uma visão holística e abrangente, enraizada numa história e numa herança partilhada que deve ser revisitada através de um novo questionário alinhado com os objectivos da investigação internacional, e aplicando metodologias e conceitos diversificados numa perspectiva multi e interdisciplinar.

Neste âmbito, acolhemos propostas de comunicações sobre investigação académica em curso e resultados de trabalho de campo e projetos comunitários relacionados com, mas não limitados, aos seguintes pontos:

  • Património imaterial: práticas, saberes e agentes;
  • Património visual: objetos, técnicas, materiais e artistas/artesãos;
  • Património construído: influências, modelos híbridos e outros;
  • Os desafios da patrimonialização, discursos (pós-colonial; ressignificação; revisionismo) e políticas nacionais e internacionais;
  • Práticas, gestão patrimonial (conservação, restauro e sustentabilidade) e mediação (comunicação e gestão de públicos);
  • Humanidades digitais, conceitos e instituições em transformação: museus, arquivos, bibliotecas.


Consulte a chamada completa aqui.

Mais informações: https://sihip.wordpress.com/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas