Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021
Congressos

XL Congresso da Sociedade dos Hispanistas Franceses - SHF

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, Estudos Ibéricos, Estudos Ibero-Americanos

XL Congresso da Sociedade dos Hispanistas Franceses - SHF
A Noite no Mundo Ibérico e Iberoamericano
Universidade de Artois-Arras
8 a 10 de junho de 2022

 

O congresso da SHF constituirá a ocasião de pôr em evidência diferentes apreensões e de questionar a evolução das representações e das realidades ligadas a esse espaço-tempo ao longo das épocas e segundo as áreas culturais. Podem ser consideradas várias perspetivas:

  • Experiências da noite: poderemos, por exemplo, interrogarmo-nos sobre a noite como espaço-tempo onde se manifestam, sob a influência da obscuridade, a tristeza e o desespero, mas também onde se desenvolvem, inversamente, na intimidade e no segredo, as formas múltiplas do prazer. De igual modo se poderão interrogar os medos e as angústias que suscitam os perigos da noite ou o fascínio que exerce esse momento de liberdade.
  • Palavras e imagens da noite: poder-se-ão também estudar os termos e expressões à volta da noite, as imagens que ela evoca, os símbolos que lhe estão associados, ou ainda as suas diferentes formas e funções textuais.
  • A noite e as artes: interessar-nos-emos pelas representações artísticas da noite, na pintura, na música e no cinema.
  • Noite, transgressão, marginalidade e contestação: poder-se-á dar atenção às formas de transgressão e de marginalidade noturnas a às respostas simbólicas e sociais que foram ou são trazidas a estas últimas. De igual modo poderemos interrogar os dispositivos e a legislação específicos implementados para um controlo da noite e da insegurança que a tem acompanhado. A noite poderá também ser considerada como um desafio de mobilização ou como espaço-tempo de contestação e de luta.
  • Night studies: a noite poderá ser abordada, finalmente, como um novo campo temático, surgido nos últimos anos com o interesse crescente por um espaço urbano onde se desenvolvem novas práticas, assim como novas formas de sociabilidade (noites dos museus, noites brancas...).

Organizadoras: Marie-Hélène GARCIA, Caroline LYVET, Patricia ROCHWERT-ZUILI e Sarah VOINIER. Laboratoire Textes et Cultures-UR4028, TransLittéraires.

O congresso realizar-se-á nos dias 8, 9 e 10 de junho de 2022 na Universidade de Artois, em Arras. As propostas de comunicação (títulos e resumos) devem ser enviadas para o endereço seguinte congres-shf-nuit2022@univ-artois.fr até 31 de julho de 2021. Devem ser acompanhadas por uma nota biobibliográfica de 5, 6 linhas (nome, afiliação universitária e/ou científica, eixos de investigação e publicações mais relevantes).

Todas as propostas receberão uma resposta até final de dezembro de 2021.

Mais informações na chamada completa em anexo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas