Terça-feira, 27 de Outubro de 2020
Congressos

XIII Encontro Regional Anpuh-ES - "Negacionismo, verdade e fazer histórico"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, História

Vivemos hoje uma cena pública de generalizado ceticismo, corroborado pela guerra de informações pautada, em grande medida, na ideologização da opinião, que desconsidera a validade dos critérios de verdade científica. Como consequência, a descrença nas instituições favorece a disseminação de negacionismos, encampados por governos com políticas claramente anticientíficas. A pós-verdade, termo em evidência nos últimos anos, não designa apenas o uso oportunista da mentira (embora ele seja frequente). Sinaliza, acima de tudo, a dúvida quanto aos benefícios de posturas éticas que costumavam compor um repertório já consensual. Isso explica certo desprezo por evidências factuais usadas na argumentação científica.

XIII Encontro Regional da ANPUH/ES propõe discutir as intrincadas consequências do negacionismo sobre a verdade e o fazer históricos em diferentes recortes e temáticas. O evento será on-line, entre os dias 10 e 11 de novembro, reunindo pesquisadores em três eixos temáticos: Regimes de Verdade e Produção CientíficaRegimes Políticos e Poder Militar e Do Estigma Social ao Racismo Estrutural: os desafios para o Ensino de História. Além das mesas temáticas e da conferência de abertura, teremos também espaço dedicado às comunicações coordenadas.

Para nós, historiadoras e historiadores, é preciso persistência e serenidade para enfrentar o cenário vivenciado, mesmo que alguns dos seus fragmentos nos pareçam absurdos desesperadores, fazendo-nos refletir sobre as dimensões do nosso papel como operadores do passado. É preciso resgatar nossas promessas, sempre provisórias, mas não menos potentes, para com os vivos e para com aqueles e aquelas que não estão mais entre nós. Aliás, como sinalizou Walter Benjamin, o avanço desses negacionismos, bem como dos projetos intelectuais e políticos a eles associados, recordam-nos de que, nas atuais circunstâncias, nem os mortos estão seguros.

As inscrições estão ocorrendo em site próprio e pode ser acessado através do endereço https://erh2020.com.br/.

As pessoas associadas à Anpuh-ES estarão isentas da taxa de apresentação do trabalho.

Prazos:

  • Inscrições: até 16/10/2020
  • Envio da primeira versão do trabalho: até 16/10/2020
  • Envio da versão definitiva para publicação no e-book: 13/11/2020 - 20/11/2020
     

Para mais informações sobre o evento, além do site, acompanhe as informações em nossos perfis oficiais no Instagram (@anpuhes) e no Facebook (Anpuh-ES).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas