XIII Encontro de Pesquisas Históricas — EPHIS
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
XIII EPHIS – Encontro de Pesquisa em História (2026) - UFMG
Narrar o Tempo do Fim: História e Historiografias de Rupturas, Escatologias e dos Fins do mundo
11 a 15 de maio de 2026
Belo Horizonte, MG
A Comissão Organizadora do XIII Encontro de Pesquisa em História da UFMG (EPHIS), a ser realizado entre os dias 11 e 15 de maio de 2026, torna pública a chamada para submissão de propostas de coordenação de Simpósios Temáticos, que serão realizados durante o período do evento, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG), em Belo Horizonte.
O XIII EPHIS, "Narrar o Tempo do Fim: História e Historiografias de Rupturas, Escatologias e dos Fins do mundo”, busca refletir sobre as diversas maneiras pelas quais os historiadores e agentes históricos percebem e narram (ou perceberam e narraram) os momentos de ruptura. Compreender a escatologia como um recurso narrativo permite analisar como diferentes povos e épocas enfrentaram as transformações de seu tempo. Além disso, problematizar a linearidade do tempo ocidental abre espaço para perspectivas históricas alternativas, ampliando o horizonte de interpretação das crises e das mutações contemporâneas.
As propostas de STs deverám ser enviadas por meio da plataforma Doity, no período compreendido entre 13 de janeiro e 13 de fevereiro de 2026.
Mais informações: https://doity.com.br/xiii-ephis-encontro-de-pesquisa-em-historia-da-ufmg-2026


