Domingo, 16 de Junho de 2024

XII Simpósio Internacional de Gêneros Textuais/Discursivos – SIGET

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Com grande satisfação, sediaremos, em nossa querida PUC Minas,  o XII Simpósio Internacional de Gêneros Textuais/Discursivos (SIGET)que  será realizado nos dias 19, 20 e 21  de novembro de 2024,  em uma parceria que reúne outras 8 IES mineiras na organização local: UFLA, UFJF, UFMG, UFOP, UFSJ,  UFTM, UFU e UFV.

Nessa XII edição, o tema definido para nossas reflexões é Letramentos e desinformação: desafios para a democracia. A escolha desse tema – contemporâneo e relevante – reflete o compromisso da Comissão Organizadora e do Comité Científico Nacional e Internacional do XII SIGET com o debate em torno de aspectos teóricos, metodológicos e pedagógicos e, nessa direção, também políticos, que possam atuar na reflexão (sobre) e no enfrentamento da desinformação e favoreçam práticas sociais e discursivas democráticas. Esse debate, do ponto de vista da produção e circulação da desinformação, implica, certamente, interrogar-se sobre a relação entre gêneros textuais/discursivos, práticas sociais, tecnologias digitais e formas de divulgação de conhecimento

Vinculado às ações do Grupo de Trabalho (GT) de Gêneros Textuais/Discursivos da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), de 2003 até o momento atual, o SIGET tem se firmado como um evento bianual de projeção nacional e internacional, representando uma agenda de discussões e debates aguardada por uma ampla parcela da comunidade acadêmica da área de Letras e de Linguística que investiga o tema, devido ao seu caráter interdisciplinar e intercultural.

Será uma alegria grande contar com a participação de vocês nesse importante evento para os estudos linguísticos e literários.

As inscrições para submissão de Comunicações e Pôsteres se encerram na próxima quinta-feira, dia 23/5/24.

No anexo, compartilho com vocês a 3ª Circular do Evento.

Atenciosamente,

Juliana Alves Assis