Quarta-feira, 25 de Março de 2026
Congressos

XII Encontro IBERCARTO 2026 — Cartografia e Inteligência Artificial

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Cartografia, Chamada para trabalhos

O Grupo de Trabalho de Cartotecas Públicas Hispano-Lusas (IBERCARTO) realiza, nos dias 15 e 16 de outubro de 2026, o seu XII Encontro em Lisboa, vinte anos após a primeira reunião em Portugal. O evento é organizado pela Biblioteca Nacional de Portugal, pela Direção-Geral do Território, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pelo Centro de Informação Geoespacial do Exército, sob o tema A cartografia reinventa-se: dos portulanos à inteligência artificial.

O programa inclui sessões de trabalho sobre acesso à informação cartográfica, preservação da memória cartográfica, cartografia antiga e moderna, plataformas colaborativas e inovação tecnológica, bem como duas exposições cartográficas e duas saídas de campo em Lisboa.

O encontro aceita dois tipos de propostas: Carto-Experiências 24×7, apresentações breves de caráter técnico sobre projetos e boas práticas, e Comunicações científicas sobre investigação e novas linhas de intervenção. As submissões, em português e/ou espanhol, estão abertas até 15 de maio de 2026. Os autores serão notificados antes de 30 de junho de 2026.

O evento dirige-se a profissionais de arquivos, bibliotecas e serviços cartográficos, investigadores e estudantes em cartografia e ciências documentais. Mais informações em xii-ibercarto.bnportugal.gov.pt.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas