Quinta-feira, 13 de Agosto de 2026
Congressos

XI SPACL debate arte e memória na UFJF em novembro

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Chamada para trabalhos, Memória

O XI Seminário de Pesquisa em Artes, Cultura e Linguagens (SPACL), organizado pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGACL/UFJF), realiza-se entre os dias 23 e 27 de novembro de 2026. O evento propõe o diálogo entre os campos das Artes Visuais, da Moda, do Cinema e Audiovisual e da Música e Artes Sonoras.

A edição deste ano investiga as relações entre arte e memória em práticas artísticas, culturais, críticas e historiográficas, procurando compreender como obras, imagens, sons, objetos e narrativas elaboram experiências de permanência, transmissão, esquecimento e apagamento. O eixo conceitual dedica-se também aos vazios produzidos pelos discursos historiográficos e pelas políticas de memória, examinando sujeitos e repertórios marginalizados ou silenciados por estruturas hegemónicas.

São convidados a submeter propostas artistas e pesquisadores da graduação e da pós-graduação, mestres e doutores de diferentes áreas, sendo também acolhidos trabalhos sobre outras temáticas no campo das artes e da cultura. As submissões para comunicação oral, para a Mostra ECOS de Cinema e para a Mostra de Música e Artes Sonoras decorrem entre 22 de julho e 9 de outubro de 2026, enquanto a submissão para a Mostra Artística termina a 30 de setembro de 2026. Os trabalhos devem ser submetidos em português, seguindo os templates disponibilizados pela organização.

A divulgação dos aprovados na Mostra Artística está prevista para 16 de outubro de 2026, e a dos restantes trabalhos para 30 de outubro de 2026.

Mais informações: https://www.spaclufjf.com.br/.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas