XI Encontro Latino-Americano de História Oral
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Argentina
XI Encontro Latino-Americano de História Oral
História Oral, para quê? 20 anos do primeiro encontro latino-americano de História Oral
4 a 7 de agosto de 2026
Universidade Nacional de Avellaneda
Argentina
A Rede Latino-Americana de História Oral e a Universidade Nacional de Avellaneda (Buenos Aires) convidam para a participação no XI Encontro Latino-Americano de História Oral “História Oral, para quê? 20 anos do primeiro encontro latino-americano de História Oral”, a ser realizado de 4 a 7 de agosto de 2026.
O encontro em Avellaneda será uma oportunidade para ampliar os debates em torno da prática da história oral em um contexto histórico particular, tanto da América Latina como do mundo. Com este encontro continental, buscamos dar continuidade aos intercâmbios realizados no México em 2024.
Já se passaram duas décadas desde que historiadores orais reuniram-se em Bogotá, inaugurando a série de Encontros Latino-Americanos. Ao longo desses anos, novos praticantes provenientes de diversos países da região se somaram ao campo; o conjunto de pesquisadores amadureceu suas concepções e práticas de história oral, e a própria história oral cresceu e se transformou. Neste décimo primeiro encontro, buscamos dar continuidade aos debates e atualizá-los à luz da nova conjuntura política e tecnológica que atravessa o continente.
Interessa-nos particularmente fortalecer os intercâmbios interdisciplinares entre pesquisadores, docentes, estudantes e articuladores comunitários.
Mesas Temáticas
- Arquivos e Patrimônio
- Memórias camponesas
- Povos originários
- Movimentos sociais
- Memórias de bairros / memórias locais
- Meio ambiente
- Educação
- Mundo do trabalho
- Ditaduras e pós-ditaduras do Cone Sul
- Movimento estudantil
- Identidades
- Gênero
- Arte e política
Os resumos podem ser enviados em português, desde que acompanhados de sua tradução ao espanhol.
Data-limite para envio dos resumos: 27 de fevereiro de 2026
Mais informações no site da ABHO - Associação Brasileira de História Oral, aqui.


