Sábado, 11 de Maio de 2024

XI Congresso Ibero-Americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciência

Dadas as limitações atuais geradas pela pandemia do COVID-19 e dada a incerteza sobre quando as reuniões em massa e os vôos internacionais podem ser retomados, o Comitê Organizador foi forçado a adiar a realização do Congresso pelos dias 7, 8 e 9 Setembro de 2021.

O XI Congresso Ibero-Americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia terá como lema “25 anos da RICYT: lições aprendidas e desafios futuros” e analisará as lições dos últimos 25 anos de construção de indicadores na Ibero-América, para depois atualizar a agenda de discussão dos próximos anos.

A sede será a cidade de Lisboa, Portugal. O encontro é organizado conjuntamente pela Rede Ibero-Americana de Indicadores de Ciência e Tecnologia (RICYT), o Observatório Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia e Sociedade (OCTS/OEI), a Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O Congresso buscará discutir as questões tradicionais relacionadas com indicadores e ampliar o escopo do debate para as áreas de trabalho que possam oferecer novas ferramentas para a análise da ciência, tecnologia, inovação e sua relação com a sociedade e desenvolvimento na região.

Chamada para a Apresentação de Trabalhos

O Comitê Organizador do XI Congresso Ibero-Americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia convida pesquisadores, profissionais, professores e interessados no tema, a apresentar propostas de trabalhos relacionadas com os 13 painéis temáticos em torno dos quais será estruturado o programa do congresso. O objetivo desses painéis é a ampliação do universo de discussão para uma abordagem interdisciplinar de algumas das questões fundamentais na construção de indicadores.

As áreas temáticas abordadas serão:

• Particularidades dos indicadores de ciência, tecnologia e inovação na Ibero-América – Características locais e comparação global
  • Impacto social da ciência e tecnologia: que informação os indicadores podem oferecer?
  • Sociedade da Informação: 15 anos após o Manual de Lisboa, quais são os desafios de avaliação da sociedade digital?
  • Indicadores de gênero, ciência, tecnologia e inovação
  • Indicadores de produção científica, acesso aberto e novas tecnologias
  • Indicadores de vinculação de instituições com seu ambiente
  • Indicadores de inovação: de Bogotá a Oslo 4 e como medir o impacto econômico da ciência e tecnologia
  • Indicadores de cultura científica, percepção e apropriação social da ciência e tecnologia
  • Mobilidade dos pesquisadores. Geográfica (dentro e fora do país) e setorialmente.
  • Medição de vocações científicas, formação profissional e acesso a carreiras científicas e tecnológicas
  • Indicadores do ensino superior e sua importância para a mensuração da ciência e tecnologia
  • Indicadores e avaliação da atividade científica
  • O futuro dos indicadores: como as informações estatísticas são acessadas, processadas e visualizadas? Como tirar proveito de novas fontes e técnicas de processamento (dados administrativos, big data, web scrapping)?

As propostas apresentadas serão avaliadas pelo Comité Acadêmico do Congresso e, de acordo com a qualidade e conteúdos delas, os avaliadores poderão definir quais apresentações serão incluídas nos painéis - e em qual deles - ou farão parte dos pósteres durante o congresso.

A data final para a apresentação das propostas é 31 de março de 2020.

As propostas devem ser enviadas por correio eletrónico, antes da data indicada, para o seguinte endereço: ricyt@ricyt.org

Os resultados da avaliação serão informados, por correio eletrónico, em maio de 2020.

Os autores das propostas aceitas deverão enviar os trabalhos completos até 15 de agosto de 2020 para sua edição e divulgação no congresso e a través do site web: http://congreso.ricyt.org/pt/