Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Congressos

XI Congresso Ibero-Americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia | adiado para 2021

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciência, TIC

Dadas as limitações atuais geradas pela pandemia do COVID-19 e dada a incerteza sobre quando as reuniões em massa e os vôos internacionais podem ser retomados, o Comitê Organizador foi forçado a adiar a realização do Congresso pelos dias 7, 8 e 9 Setembro de 2021.

 

A chamada de trabalhos será reaberta até 31 de março de 2021 e os resultados da avaliação dos trabalhos recebidos serão comunicados em 31 de maio de 2021. Os trabalhos recebidos até 30 de abril de 2020 serão avaliados agora e seus resultados comunicados a partir de 31 de julho de 2020.

 

O XI Congresso Ibero-Americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia terá como lema “25 anos da RICYT: lições aprendidas e desafios futuros” e analisará as lições dos últimos 25 anos de construção de indicadores na Ibero-América, para depois atualizar a agenda de discussão dos próximos anos.

A sede será a cidade de Lisboa, Portugal. O encontro é organizado conjuntamente pela Rede Ibero-Americana de Indicadores de Ciência e Tecnologia (RICYT), o Observatório Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia e Sociedade (OCTS/OEI), a Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O Congresso buscará discutir as questões tradicionais relacionadas com indicadores e ampliar o escopo do debate para as áreas de trabalho que possam oferecer novas ferramentas para a análise da ciência, tecnologia, inovação e sua relação com a sociedade e desenvolvimento na região.

Chamada para a Apresentação de Trabalhos

O Comitê Organizador do XI Congresso Ibero-Americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia convida pesquisadores, profissionais, professores e interessados no tema, a apresentar propostas de trabalhos relacionadas com os 13 painéis temáticos em torno dos quais será estruturado o programa do congresso. O objetivo desses painéis é a ampliação do universo de discussão para uma abordagem interdisciplinar de algumas das questões fundamentais na construção de indicadores.

 
As áreas temáticas abordadas serão:

  • Particularidades dos indicadores de ciência, tecnologia e inovação na Ibero-América – Características locais e comparação global
  • Impacto social da ciência e tecnologia: que informação os indicadores podem oferecer?
  • Sociedade da Informação: 15 anos após o Manual de Lisboa, quais são os desafios de avaliação da sociedade digital?
  • Indicadores de gênero, ciência, tecnologia e inovação
  • Indicadores de produção científica, acesso aberto e novas tecnologias
  • Indicadores de vinculação de instituições com seu ambiente
  • Indicadores de inovação: de Bogotá a Oslo 4 e como medir o impacto econômico da ciência e tecnologia
  • Indicadores de cultura científica, percepção e apropriação social da ciência e tecnologia
  • Mobilidade dos pesquisadores. Geográfica (dentro e fora do país) e setorialmente.
  • Medição de vocações científicas, formação profissional e acesso a carreiras científicas e tecnológicas
  • Indicadores do ensino superior e sua importância para a mensuração da ciência e tecnologia
  • Indicadores e avaliação da atividade científica
  • O futuro dos indicadores: como as informações estatísticas são acessadas, processadas e visualizadas? Como tirar proveito de novas fontes e técnicas de processamento (dados administrativos, big data, web scrapping)?

As propostas apresentadas serão avaliadas pelo Comité Acadêmico do Congresso e, de acordo com a qualidade e conteúdos delas, os avaliadores poderão definir quais apresentações serão incluídas nos painéis - e em qual deles - ou farão parte dos pósteres durante o congresso.

A data final para a apresentação das propostas é 31 de março de 2021.

As propostas devem ser enviadas por correio eletrônico, antes da data indicada, para o seguinte endereço: ricyt@ricyt.org

Mais informações: http://congreso.ricyt.org/pt/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas