Sexta-feira, 23 de Abril de 2021
Congressos

X Seminário de Letras e Artes: linguagens e expressões em múltiplos olhares

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Portugal

Arte, Chamada para trabalhos, Letras

Seminário de Letras e Artes nasceu dentro do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e se caracteriza como um evento temático que busca debater assuntos de Linguística, Literatura e Artes. Se iniciou como um evento interno e, ao longo de 10 edições, já alcança uma dimensão internacional, propondo interlocuções diversas.

E, neste ano, em que é comemorada a sua 10ª edição e o 10º aniversário do programa, o evento se propõe a divulgar e debater pesquisas voltadas para a área de Linguística, Literatura e Artes desenvolvidas antes ou durante o contexto de isolamento e distanciamento social pandêmico e que falem ou não a respeito deste, mas com o objetivo principal de registro e reflexão sobre a resistência das pesquisas desenvolvidas na pós-graduação. 

O X SLA ocorrerá nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro de 2021, de forma totalmente virtual, e está aberto a receber propostas de trabalhos de graduandos (em coautoria com orientador/a), pós-graduandos, docentes, pesquisadores e membros da comunidade acadêmica e artística de Letras e Artes para discutirem o tema Linguagens e Expressões em Múltiplos Olhares, visando a publicação de e-book com os artigos científicos completos aprovados e apresentados durante o evento.

Eixos temáticos para submissão:

1. Arquivo, Memória e Interpretação: Este eixo temático abrange os estudos literários e artísticos fundamentados em perspectiva dialética no que se referirem à criação, à instrumentação crítica e teórica, bem como a suas relações interdisciplinares, como, por exemplo, em diálogo com a história, com os estudos culturais, com as teorias enunciativas, discursivas e (auto)biográficas. Contempla ainda pesquisas com a perspectiva de redimensionamento de arquivos, fontes diversas, objetos patrimoniais materiais e imateriais, bem como as que prevejam em algum nível a organização, análise e interpretação de arquivos literários e artísticos.

2. Linguagem, Discursos e Práticas Sociais: Este eixo temático abrange estudos acerca da descrição e análise linguística, bem como dos mecanismos socioculturais envolvidos nos usos da linguagem e das línguas e sua aplicabilidade na área da educação linguística. Interessa-se pelas teorias e análises de textos, gêneros, discursos e enunciados nas diversas práticas sociais. São participes desta linha também os estudos que se dediquem a aspectos de linguagem musical ou de expressões artísticas que aí se associem e que dividam suporte teórico e escopo investigativo com o panorama teórico da linguística e áreas afins.

3. Teoria, Crítica e Processos de Criação: Este eixo abrange os estudos críticos de processos criativos e produtos deles resultantes. Interessam os estudos analíticos de caso ou sob inspiração de teorias da arte, assim como as teorias críticas e sua aplicação interpretativa, bem como aspectos práticos das expressões artísticas que estejam amparados por um viés teórico norteador. Como exemplo, estão os estudos de concepção ou interpretação de obras de uma ou mais expressões artísticas e literárias, a serem abordados interdisciplinarmente, permitindo a prática informada ou a expressão criadora consolidada.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas por e-mail.

Cronograma

02/04: Abertura das inscrições (ouvintes e comunicadores)
02/08: Encerramento das inscrições (comunicadores)
09/09: Divulgação dos trabalhos aprovados
16/09: Prazo final para ajustes dos trabalhos aprovados
17/09: Encerramento das inscrições (ouvintes)
18/09: Divulgação dos trabalhos aprovados já com designação de mesas (dia e horário)
27/09: Conferência de abertura

Para mais informações, acessar o site do evento: https://sites.google.com/uea.edu.br/xsla

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas