X Colóquio Internacional de Estudos Latinoamericanos de Olomouc (CIELO-10)
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: República Checa
X Colóquio Internacional de Estudos Latinoamericanos de Olomouc (CIELO-10)
Paisagem, arquivo, imagem.
Convocatória 2-4 de maio de 2024
Universidade Palacký de Olomouc
Call for Papers
“Antes que ser reposo de los sentidos, el paisaje es obra de la mente. Un panorama está formado tanto de estratificaciones de la memoria, como de sedimentaciones de rocas,” afirma Simon Schama no seu livro Paisagem e Memória.
O conceito da paisagem como palimpsesto, como arquivo que é ao mesmo tempo extraordinário e complicado, rico e doloroso, das heranças deixadas por múltiplas gerações, sempre encontrou sua refelxão na arte. Ao representar a paisagem, os artistas vertem em suas obras não apenas a inspiradora percepção sensorial, mas, e sobretudo, os velhos fantasmas da memória individual e coletiva. O olhar humano, como insiste Santiago García Quesada, faz com que uma “porción de tierra adquiera calidad con signo de cultura” e ganhe importância para a comunidade através de mitos duradouros que formam comportamentos e instituições (Schama).
Sob uma urgência especial das últimas décadas, marcadas pela mudança climática e migrações de milhares de pessoas, propomos sintonizar com a observação de Joan Nogué de que “el paisaje es hoy y ayer”: o arquivo de raízes longevas influi no espaço vivido/sofrido agora. Como o expõe Joaquín Araújo, na experiência moderna enfrentamos a “emasculación sentimental e intelectual de los paisajes”. Portanto, a consciência da paisagem quanto a “manifestación última de las ideas del ser humano sobre la naturaleza y su lugar en ella” chama a atenção sobre os modos de voltar para a paisagem.
Partindo do fundo teórico concebido, o objeto de nosso colóquio será contribuir para o debate sobre as representações da paisagem como arquivo de existência humana por meio da linguagem literária, das artes visuais e dos novos meios.
Nossa reflexão vai girar em torno dos seguintes eixos temáticos:
1) A paisagem da fronteira: arquivo de culturas, misturas e combates
2) A paisagem e a vontade humana criadora/destruidora: o enredo perpétuo de um meio geográfico, climático e físico com a espécie humana
3) Paisagem e comunidade: tecidos emocionais, conhecimento situado, memória, harmonia e/ou conflito
4) Arquivos, construções simbólicas da paisagem: mapas, fotografias, documentos, gravações sonoras, etc.
Informação e inscrição
São bem-vindas todas as apresentações relacionadas com os eixos temáticos definidos. Os interessados podem enviar os resumos (máximo de 250 palavras, com o eixo temático correspondente e a instituição de origem) para o seguinte e-mail: cielo@upol.cz. A duração das comunicações será de 20 minutos. O prazo para a apresentação de propostas é até 31 de janeiro de 2024.
Línguas de comunicações: espanhol e português
Taxa de inscrição: 150 euros (doutorandos 80 euros)
Comitê organizador: Markéta Riebová, Daniel Nemrava, Jakub Hromada, Diego Samuelle Guillén, Martina Bařinová, Zuzana Jurajdová
Imagem: Lehky.cz - Own work, CC BY-SA 4.0, Link


