Domingo, 28 de Abril de 2024

X Colóquio do LADU/PROURB: "Direito à Cidade em movimento"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ciências Sociais, Direito, Urbanismo

O Laboratório de Direito e Urbanismo (LADU-PROURB/UFRJ) convida a todas/os que estejam envolvidas/os nos debates acadêmicos, movimentos de luta e resistência e também trabalhadoras/es institucionais relacionados com o direito à cidade a participarem do X Colóquio do LADU/PROURB: “Direito à Cidade em movimento: Políticas no Urbano em tempos de hegemonia neoliberal”. Depois de realizarmos nosso último Colóquio de forma remota em 2021, refletindo sobre os 20 anos do Estatuto da Cidade, estamos retomando as atividades de forma presencial com um debate a respeito das condições contemporâneas de realização de políticas urbanas voltadas para a realização do direito à cidade.

O X Colóquio ocorrerá nos dias 16, 17, 18 e 19 de abril de 2024. Objetiva-se com o evento promover um debate amplo, qualificado e interdisciplinar acerca de políticas, projetos, conflitos e resistências urbanas no contexto de agudização do cenário neoliberal.

O evento estará dividido em dois tipos de atividades: As Mesas Redondas e as Sessões Temáticas (ST). As Mesas Redondas irão abrir e encerrar o Colóquio com convidados nacionais e internacionais promovendo debates sobre temas chave para este tema (mais à frente divulgaremos as programações definitivas). As chamadas para as Sessões Temáticas já estão abertas para a submissão de trabalhos (o prazo para envio de resumos expandidos foi ampliado para o dia 23 de fevereiro de 2024), os quais serão apresentados presencialmente no decorrer do evento, conforme as seguintes temáticas:

ST 1. Política urbana contemporânea brasileira;

ST 2. O mínimo existencial urbano no contexto de hegemonia neoliberal;

ST 3. Tecnologia, produção do espaço e precarização;

ST 4. Memórias e o presente material e imaterial no urbano;

ST 5. Crise urbano ambiental no cenário pós pandêmico.

Mais informações: https://direitoeurbanismo.wordpress.com/