Workshop “Destruição e conservação em debate – história ambiental do Brasil em uma perspectiva pluridisciplinar e transnacional"
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: França
Está aberta a chamada de trabalhos para o workshop “Destruição e conservação em debate – história ambiental do Brasil em uma perspectiva pluridisciplinar e transnacional", que se realiza nos dias 13 e 14 de outubro de 2016 no Centre Alexandre Koyré (EHESS), em Paris, França.
Desde a invasão europeia em 1500 o vasto território chamado Brasil é associado à imagens de uma natureza tropical exuberante, gerando fascinação e ganância. Embora o Brasil abrigue a maior biodiversidade do mundo, ele sofre de uma reputação de vilão ambiental, sobretudo devido as taxas elevadas de desmatamento que chamam a atenção da mídia internacional desde o final da década de 1970.
Este workshop busca discutir as perspectivas atuais e futuras da história ambiental brasileira no sentido amplo do termo: incluindo estudos sobre as representações, políticas e mudanças materiais produzidas pela interação entre humanos e não humanos. Convencidos que apenas um esforço pluridisciplinar pode ajudar a pesquisa acadêmica a responder aos desafios climáticos e ambientais que enfrentamos, esse evento será também um espaço de diálogo entre pesquisadores(as) de diversos horizontes científicos.
As propostas para comunicações orais de aproximadamente 300 caracteres devem ser escritas em francês ou em inglês e enviados juntamente com uma breve biografia do autor, de preferência em formato Word, para: workshop.histenvdubresil@gmail.com. A data limite é o dia 28 de maio de 2016.
O evento resultará em uma publicação coletiva. Para isso, após o workshop os participantes serão convidados à submeter uma contribuição que será reavaliada por um comitê científico.
Chamada de Trabalhos para o Workshop
Destruição e conservação em debate – história ambiental do Brasil em uma perspectiva pluridisciplinar e transnacional"
13 e 14 de outubro no Centre Alexandre Koyré (EHESS), Paris, França
Organização
Nathalia Capellini (Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines), Antoine Acker (Universidade de Turim)
Apoios
― European Society for Environmental History
― Centre d’Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines de l’Université de Versailles Saint-Quentinen-Yvelines
― Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain de l’EHESS
― Agence Nationale de la Recherche à travers le Projet « CAT-NAT »
― Association pour la Recherche sur le Brésil en Europe Centre Alexandre Koyré de l’EHESS
Questões podem ser endereçadas a: Antoine Acker – antoine.acker@unito.it e Nathalia Capellini – nathalia.capellini@uvsq.fr.
Confira a chamada em anexo para mais informações.
Através de Brasa-Net



