Quarta-feira, 27 de Maio de 2026
Congressos

What’s in a language?” – Reflexões sobre a língua portuguesa na Ásia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Macau

Chamada para trabalhos, Estudos Asiáticos, Estudos Luso-Asiáticos

Conferência internacional de três dias na CityU com a Universidade de São Paulo, Brasil

Chamada de trabalhos

No âmbito do projeto de investigação "What's in a language?" – Reflexões sobre a língua portuguesa na Ásia (memória linguística e cultural), dentro do contexto colonial e pós-colonial (desenvolvido por investigadores da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade da Cidade de Macau e da Universidade de São Paulo), realizar-se-á uma conferência internacional de três dias na Universidade da Cidade de Macau, nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2026.

Refletir-se-á sobre o papel da língua portuguesa na Ásia e a memória cultural a ela associada, nas suas várias expressões— da literatura e outras artes—, nos contextos colonial e pós-colonial. Esta reflexão, que pretende ter contornos amplos, alargar-se-á ao mundo lusófono em geral, considerando os seus contextos específicos (Brasil, África, Portugal). O vasto interesse da China no mundo lusófono e o papel específico de Macau serão também abordados no âmbito das relações internacionais.

Os tópicos propostos para reflexão são temas debatidos pelas tendências mais atuais nos estudos linguísticos, literários, culturais e das relações internacionais, marcando a agenda da discussão académica na área dos estudos pós-coloniais e convidando a contribuições transdisciplinares. Com um foco nas questões específicas do contexto único de Macau como local de encontro de culturas ao longo de vários séculos, articulando a reflexão proposta dentro do quadro de uma questão mais abrangente, a coexistência de comunidades culturalmente híbridas originárias de contextos coloniais, o objetivo é acolher mais um momento de discussão e debate académico na RAEM, tornando-a um ponto de encontro para partilhar investigação científica e conhecimento desenvolvidos globalmente.

Os tópicos para reflexão são os seguintes:

  • Identidade e memória cultural
  • Didática da língua e aprendizagem de línguas
  • Interculturalidade na língua, literatura e outras artes, e no ensino de línguas
  • Modalidades de permanência e resistência da língua portuguesa
  • Políticas linguísticas
  • O papel da língua portuguesa na promoção da cooperação económica
  • China e o mundo lusófono: comércio internacional e redes geopolíticas

Modalidades: Presencial e online Línguas: Português e/ou inglês

Haverá uma publicação resultante desta conferência internacional, com artigos avaliados por pares em sistema de revisão dupla.

Keynote speakers: Rosa Maria Perez (ISCTE - Instituto da Universidade de Lisboa) Maria José Grosso (Universidade de Macau) João Marcelo Martins (Universidade do Minho)

*Oradores convidados: Maria Celia Lima-Hernandes, Helder Garmes (Universidade de São Paulo)

Calendário:

Email de contacto: Portuguese@cityu.mo

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas