VIII Encuentro Pan-Americano de Ciencias de la Comunicación (PANAM-2017)
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Equador
Chamada para trabalhos, Ciências da Comunicação, Ciências Humanas e Sociais, Cultura, Economia, Política
O VIII Encuentro Pan-Americano de Ciencias de la Comunicación (PANAM-2017) e o X Congreso Internacional de la Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC – 2017) acontecem de 12 a 14 de julho na sede da CIESPAL, em Quito. A chamada de resumos expandidos está aberta até 10 de janeiro.
Organizados pelo Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL) e a Unión Latina de la Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC) os eventos têm como tema Políticas de Comunicação e Integração Econômica Intercontinental. O foco é refletir e debater sobre os desafios que afetam o campo acadêmico da comunicação e da cultura na atual conjuntura histórica. Os atuais processos de integração intercontinental não são alheios ao âmbito da comunicação, que de fato resulta um espaço privilegiado para analisar as dinâmicas, tensões e conflitos que caracterizam um espaço global interconectado.
Eixo temático
Na última década, constata-se profundas transformações na estrutura e deliberação cidadão sobre o Direito à Comunicação. Estes novos debates têm levado a processos de reformas em diversas esferas, uma delas a que compete aos meios de comunicação de massa, os serviços de telecomunicações e ao acesso à informação.
Um componente transcendental, que tem feito que estes novos processos políticos sejam distintos aos observados na última parte do século XX, tem sido a participação e inclusão da sociedade civil na construção de uma deliberação ampla e de posições encontradas. De tal maneira que estes debates se desenvolveram como espaços de uma discussão em meio de dificuldades, disputas políticas e confrontos para abordar os diversos temas em torno às instituições que regulam e garantem o exercício do direitos à comunicação nas democracias contemporâneas hipermidiatizadas. Porém, tratados como TTIP ameaçam toda vontade democratizadora tanto na Europa como nos Estados Unidos e na América Latina.
O tema central do congresso abordará questões relativas à estrutura, às politicas e aos processos de resistência e defesa da democracia informativa, abordando também novos modelos teórico-metodológicos de análise dos processos intercontinentais de liberalização.
- Eixo 1: Epistemologia e Teoria da Economia Política da Comunicação e da Cultura;
- Eixo 2: Políticas de Comunicação e Cultura;
- Eixo 3: Comunicação, cidadania e democracia;
- Eixo 4: Estrutura da Comunicação;
- Eixo 5: Novas Tecnologias da Informação, da Comunicação e do Conhecimento.
Mais informações no site do Congresso Ulepicc e VIII PANAM.



