Domingo, 05 de Maio de 2024

VIII Congresso da Associação Ibérica de História Ferroviária

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha, Portugal

Chamada para trabalhos, Estudos Ibéricos, História

A ASIHF (Associação Ibérica de História Ferroviária) divulga o VIII Congresso de História Ferroviária, que se celebrará em Lisboa nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2020, nas instalações do ISCTE (CIES-IUL), contando ainda com o apoio da Universidade de Évora (CIDEHUS) e da Universidade NOVA de Lisboa (CIUHCT).

A ASIHF (Associação Ibérica de História Ferroviária) convida a comunidade académica e de investigadores a participar no seu VIII Congresso, enviando as suas propostas de comunicação sobre os seguintes temas:

1. Novas perspetivas sobre caminhos de ferro portugueses;
  2. Fronteira e caminho de ferro;
  3. As viagens de diretores e técnicos: uma forma de transferência de conhecimento;
  4. O transporte terrestre de mercadorias: complementaridade e concorrência entre o caminho de ferro e a estrada (séculos XIX-XXI);
  5. Caminho de ferro e cidade: impacto das infraestruturas ferroviárias no desenvolvimento urbano das cidades da Península Ibérica;
  6. Jovens Historiadores: novos enfoques sobre a historia dos caminhos de ferro ibéricos;
  7. Tema geral.

As propostas, que não devem ter uma extensão superior a 300 palavras, devem ser enviadas à organização (através do mail: 8congresoHF@asihf.org) até ao dia 31 de outubro de 2019. O Comité Científico comunicará até 31 de dezembro de 2019 a aceitação das propostas de comunicação, cujos textos completos (até 12 mil palavras) deverão ser enviados até ao dia 30 de junho de 2020 (em relação a este assunto, serão fornecidas mais informações em devido tempo).

A taxa de inscrição no congresso é de 75€. Sócios da ASIHF e desempregados estão isentos do seu pagamento.

Mais informações: http://www.asihf.org/8congreso/index_po.htm