Sábado, 20 de Julho de 2019
Congressos

VIII Colóquio Internacional Imagética do Fogo | novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, Imagética

VIII Colóquio internacional
Imagética do Fogo: medos, paixões, renascimentos
Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
3 e 4 Junho 2019, Anfiteatro III

Org.: Centro de História da Universidade de Lisboa
Coord. Científica: Maria Leonor García da Cruz (FLUL / CH-ULisboa)

Um dos quatro elementos da natureza, potência motriz e recurso essencial, o Fogo opera com símbolos e com experiências, motivando o aprofundamento cognitivo disciplinar e interdisciplinar.

A sua plurissignificação conecta-se com as suas funcionalidades materiais e civilizacionais (das culinárias e artesanais às energéticas) e com o imaginário enquanto operador mítico e ritual.

Aprofundam-se subtemas escolhidos pela sua actualidade e pertinência de reflexão em torno de tópicos como

  • do fogo enquanto potenciador de forças naturais,
  • do fogo no núcleo de coesões sociais e com função cultural,
  • do fogo em actos lúdicos
  • do fogo social e revolucionário, expurgatório,
  • do fogo em actos bélicos e de terror,
  • do fogo ameaçador e devorador, encarnação do mal, infernal,
  • do fogo de purificação e de regeneração,
  • do fogo e da chama do ponto de vista litúrgico,
  • do fogo místico,
  • do fogo interior relacionado a processos fisiológicos,
  • do fogo no seu carácter poético.

Foi escolhida no âmbito deste Colóquio internacional uma temática tranversal, dando continuidade a encontros científicos anteriores onde se valoriza uma reflexão sobre questões de fundo, evidenciando o tema da consciência histórica, individual e colectiva, das relações sociais, da relação com a natureza e com o transcendental.

A coordenação científica do Encontro no âmbito do Programa de Estudos Imagética (desde 2005) e o Centro de História da Universidade de Lisboa assumem, uma vez mais, o combate, em diferentes frentes de acção, pela interacção de investigadores, redes e instituições.

Combate-se pela inovação do conhecimento através do diálogo interdisciplinar e transversal (épocas e espaços avaliados em profundidade e em comparação). Trata-se de um ambiente de debate de saberes, da História, Antropologia, Cultura, Arqueologia e Arte, Filosofia, Religião, Literatura e Cinema, à Linguística, à Economia, à Sociologia e ao Direito, com propósitos também pedagógicos e culturais. Dinamiza-se e renova-se um trabalho de equipa que reúne pesquisadores e formandos que estudam representações, símbolos e ícones, em fontes textuais e pictóricas, em monumentos e em artefactos.

O VIII Colóquio internacional Imagética insere-se no Projecto de investigação em curso do Programa de Estudos Imagética “Imagética na História: sociedades, ambientes, vivências, conexões culturais” / Projecto-CH.ULisboa-FLUL-2019-2020 (UID/HIS/04311/2013), em rede internacional do Centro de História da Universidade de Lisboa e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com Universidade do Estado do Rio de Janeiro / UERJ, Universidade de Santiago de Compostela, CIEBA / Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, CEMRI / Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta, Seminario Permanente Familias y redes Sociales: etnicidad y movilidad en el Mundo Atlântico da Universidad de Sevilla. IR: Maria Leonor García da Cruz. Conta ainda com o apoio da Sociedade de Geografia de Lisboa – secções Artes e Literatura e Estudos Luso-Árabes.

Línguas de trabalho: português, inglês, espanhol e francês.

Prazo para propostas de comunicação: 31 março 15 abril 2019

Mais informações: https://sites.google.com/site/imagetica8fogo2019flul/home

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas