Sábado, 20 de Julho de 2019
Congressos

VII Jornadas Doutorais em Comunicação e Estudos Culturais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências da Comunicação, Estudos Culturais

Chamada de trabalhos para Jornadas Doutorais de 2019

As VII Jornadas Doutorais em Comunicação e Estudos Culturais, organizadas pelo Centro de Estudos de Comunicação e
Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, terão lugar nos dias 14 e 16 de outubro de 2019, no campus de Gualtar, Braga.

As VII Jornadas Doutorais chamam estudantes de doutoramento e pós-doutoramento em Comunicação e em Estudos Culturais a partilharem experiências, questões, avanços ou resultados relacionados com os seus projetos.

Damos preferência a comunicações direcionadas para a formulação e discussão de questões teóricas e para o desenho de metodologias. As propostas de comunicação devem ser articuladas com as áreas de pesquisa desenvolvidas no CECS, a saber:

  • Média e Jornalismo: transformações no ambiente digital; reconfiguração da ecologia da comunicação; cidadania e participação democrática;

  • Estudos Culturais: tecnociência, representações, discursos, visualidades, culturas e expressões estéticas; lusofonia, ambiente, género, comunicação da ciência;

  • Comunicação, Organizações e Dinâmicas Sociais: comunicação estratégica; sociedades reflexivas; inclusão social; desafios societais.

As Jornadas Doutorais visam dar visibilidade e fortalecer o trabalho de investigação desenvolvido nos campos das Ciências da Comunicação e dos Estudos Culturais, propiciar espaços de diálogo e de debate, possibilitar a troca de experiências e a avaliação crítica construtiva. São abertas à participação de todos e convidam em especial a comunidade académica ligada aos campos da Comunicação e dos Estudos Culturais.

Para além dos estudantes, de quem se espera uma participação ativa e construtiva, contribuirão para o debate e escrutínio crítico investigadoras e investigadores do CECS com trabalho desenvolvido nas temáticas propostas, bem como os responsáveis pela orientação científica dos projetos de doutoramento e pósdoutoramento.

As VII Jornadas compreenderão dois dias com painéis de debate de manhã e de tarde e uma conferência. A cada comunicação serão atribuídos 15 minutos, com 10 minutos para discussão e comentários.

Os resumos, com cerca de 600 palavras, deverão ser enviados em formato Word para jornadasdoutoraisCECS@gmail.com até 6 de julho. Devem incluir no corpo da mensagem eletrónica, mas não no resumo, dados relativos à identificação pessoal e filiação institucional da ou do proponente e orientador científico, bem como os respetivos endereços eletrónicos.

Todos os resumos serão submetidos à apreciação da comissão científica das jornadas, e classificados de acordo com o mérito académico e a relevância face às temáticas e aos objetivos das mesmas. A comunicação de aceitação será feita até 16 de setembro.

O texto integral das comunicações selecionadas, formatado segundo normas a divulgar em tempo oportuno, deverá ser enviado até 12 de novembro. Tal como nas edições anteriores, os textos integrais, depois de submetidos a avaliação cega por pares, serão publicados na linha de E-books do CECS.

Para qualquer esclarecimento adicional, contactar: zara@ics.uminho.pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas