VII Conferência Internacional CHAM – “On the Move”
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
O CHAM – Centro de Humanidades da Universidade NOVA de Lisboa, em conjunto com a Universidade dos Açores, convida a comunidade académica a participar na VII Conferência Internacional CHAM – On the Move: Diasporas, Mobilities and Transcultural Practices in a Changing World, que se realizará nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2026, no Colégio Almada Negreiros (Campus de Campolide) da NOVA.
A conferência tem como propósito reunir investigadores de diversas áreas para explorar as complexas dinâmicas das diásporas, migrações e mobilidade, suas representações literárias e artísticas, além das trocas culturais num contexto global em rápida transformação. As línguas oficiais do evento são o inglês e o português.
Num contexto de globalização acelerada, o estudo das práticas transculturais, mobilidade e diásporas ganha relevância crescente. Estas dinâmicas, presentes desde os primórdios da história humana até os atuais fluxos de refugiados e deslocados, são moldadas por fatores políticos, sociais, económicos, climáticos e ambientais, configurando identidades multifacetadas. A conferência pretende fomentar debates contemporâneos e futuros, investindo numa abordagem interdisciplinar que abranja estudos históricos, artísticos, literários, culturais, e outros domínios.
A chamada para propostas está aberta até 30 de setembro de 2025. As propostas devem ser apresentadas através do formulário online indicado.
Para esclarecimentos adicionais, contacte: chamconference@fcsh.unl.pt
Toda a informação no site do CHAM, aqui.


