Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

VI SIMELP - Simpósio 53 – Gramática Comunicativa da Língua Portuguesa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Língua, Linguística

O Simpósio 53 – Gramática Comunicativa da Língua Portuguesa, integra-se no VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP), que se realizará na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, entre os dias 24 e 28 de outubro de 2017.

Coordenadores:

Liliane Santos | Univ. Lille, CNRS, UMR 8163 – STL – Savoirs Textes Langage, F‑59000 Lille, France | liliane.santos@univ-lille3.fr

Thomas Johnen | Westsächsische Hochschule Zwickau, Alemanha | Thomas.Johnen@fh-zwickau.de

 

Resumo:

O Quadro Europeu Comum de Referência ratificou, desde há muito, a passagem do foco do ensino-aprendizagem de línguas de uma competência centrada nas formas linguísticas para uma competência centrada na habilidade a se comunicar. Porém, mesmo se nas últimas décadas as descrições e os estudos sobre o Português Língua Estrangeira e Língua Segunda têm influenciado a elaboração dos materiais didáticos, ainda há muito o que fazer para alcançar a mudança de foco acima referida. Por esta razão, acreditamos ser desejável – e urgente – a elaboração de uma gramática de base comunicativa para a língua portuguesa. Tendo em mente essas observações, o objetivo deste simpósio é fazer avançar a reflexão sobre as questões relativas à abordagem e à concepção comunicativa da gramática. Deste modo, serão bem vindas contribuições que tratem de:

  1. questões teóricas pertinentes para a elaboração de uma gramática comunicativa do Português;
  2. descrições linguísticas dos elementos a levar em conta na elaboração de uma gramática do Português Língua Estrangeira e/ou Língua Segunda, de acordo com os princípios da gramática comunicativa;
  3. estudos contrastivos Português-outras línguas, que visem à construção de gramáticas comunicativas numa perspectiva contrastiva; e
  4. a utilização da abordagem comunicativa em aula de Português Língua Estrangeira e/ou Língua Segunda.

Assim, discussões teóricas sobre as questões envolvidas na elaboração de uma tal gramática, a apresentação de projetos de pesquisa, aplicada ou básica, em curso ou concluídos, bem como a apresentação de estudos quantitativos e qualitativos e relatos de experiência, são algumas das formas que poderão tomar os trabalhos que serão propostos.

Palavras-chave: Competência Comunicativa, Teoria Gramatical, Português Língua Não Materna.

Minibiografias:

Liliane Santos: Graduada em Letras e em Linguística pela Unicamp (Brasil), Mestre em Linguística pela Unicamp e em Ciências da Linguagem pela Universidade de Nancy 2 (França). Em 1996, obteve Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade de Nancy (França), onde trabalhou de 1996 a 1997. De 1998 a 2001, foi Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP e, desde 2001, é Maître de Conférences na Universidade de Lille 3 (França).

Thomas Johnen: Em 2001, obteve o grau de Doutor em Linguística Românica/ Português pela Universidade de Rostock (Alemanha). De 2005 a 2008 foi, entre outros, Professor Visitante de Alemão na Unicamp (Brasil) e, de 2009 a 2015, Professor Catedrático de Português na Universidade de Estocolmo (Suécia). Desde setembro de 2014 é Professor Catedrático de Línguas Românicas na Universidade Westsächsische Hochschule Zwickau (Alemanha).


As propostas de comunicação deverão ser enviadas para os coordenadores até ao dia 15 de novembro de 2016, de acordo com as normas que podem ser encontradas no site do evento, em http://simelp.ese.ipsantarem.pt/modalidades-de-apresentacao-de-trabalhos/normas-de-apresentacao-de-propostas-de-comunicacao-e-de-poster/.

Mais informações podem ser encontradas no site do encontro: http://simelp.ese.ipsantarem.pt/.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas