Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019
Congressos

VI Seminário Internacional “Mundos do Trabalho”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, História

VI Seminário Internacional “Mundos do Trabalho”
X Jornada Nacional de Historia do Trabalho
13-16 de jullo de 2020 / Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro

Chamada de Apresentações

As/os participantes do GT Mundos do Trabalho da Associação Nacional de História – ANPUH têm o prazer de convidar as/os pesquisadoras/es interessadas/os na história do trabalho em todas suas vertentes a participar do VI Seminário Internacional Mundos do Trabalho, promovido em conjunto com a X Jornada Nacional de História de Trabalho, que será realizado entre os dias 13 e 16 de julho de 2020, no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Campus Nova Iguaçu. São bem-vindos trabalhos originais, fundamentados em pesquisas empíricas, debates teóricos e metodológicos e balanços da produção acadêmica sobre os mundos do trabalho em suas dimensões históricas.

O GT Mundos do Trabalho tem desempenhado um papel fundamental na divulgação e intercâmbio da crescente produção do campo da história social do trabalho no Brasil. Desde sua criação, em 2001, o GT vem promovendo simpósios temáticos no interior de todos os encontros nacionais da ANPUH e Jornadas envolvendo pesquisadores ligados ao tema em anos alternados. Desde 2010, no encontro realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, o GT passou a realizar suas jornadas nacionais em conjunto com o seminário internacional. Em 2012, os dois eventos ocorreram no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV); em 2014, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB); em 2016, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Finalmente, em 2018, V Seminário Internacional Mundos do Trabalho, a IX Jornada Nacional de História do Trabalho e as IX Jornadas Regionais do GT Mundos do Trabalho do Rio Grande do Sul foram sediados simultaneamente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (UFRGS). 

Como nos eventos anteriores, o objetivo é reunir pesquisas de variadas disciplinas acadêmicas sobre a história do trabalho no Brasil e no plano internacional. Com isso, busca-se  fomentar a colaboração e o diálogo entre os pesquisadores da área e alimentar a discussão da agenda internacional dos estudos históricos sobre os mundos do trabalho.

A X Jornada Nacional de História de Trabalho e o VI Seminário Internacional Mundos do Trabalho terão mesas redondas sessões coordenadas. Esta chamada abre inscrições para as sessões coordenadas: serão recebidas candidaturas de comunicações individuais e de sessões coordenadas completas (com no mínimo 3 e no máximo 4 participantes). O comitê de seleção das propostas dará preferência às propostas de sessões coordenadas completas. Interessam, particularmente, propostas que valorizem conexões entre pesquisadoras/es de diferentes instituições, regiões e países.

Datas importantes:

Envio de propostas: 04/09/2019 – 30/10/2019
Prazo final para respostas e envio de cartas de aceite: 30/11/2019
Prazo final para o pagamento da inscrição: 30/12/2019
Prazo final para envio dos textos: 30/05/2020.

Mais informações: https://gtmundosdotrabalho.org/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas