Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024

VI Reunião Equatorial de Antropologia
De 09 a 12 de dezembro de 2019
UFBA | PAF I e PAF 3 do Campus de Ondina

A 6ª Reunião Equatorial de Antropologia terá lugar em Salvador, entre 9 e 12 de dezembro de 2019, tendo como promotora a Universidade Federal da Bahia, por meio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, contando ainda com a participação de outras Instituições de Ensino Superior existentes no Estado.

Para esta Reunião, a Comissão Organizadora propõe continuar reflexões iniciadas na década de 1980, por acadêmicos e profissionais do Norte e Nordeste associados à ABA, em encontros regionais que vieram a ser denominados e conhecidos como ABANNE. Em 2007 essas reuniões incorporaram a denominação de REA/ABANNE, que vêm gradativamente expandindo-se além dos limites regionais para incorporar a crescente participação de colegas antropólogos da região equatorial da América Latina e Caribe. A proposta para esta 6ª REA é de ampliar a visibilidade nacional e internacional da produção antropológica, assim como explorar novas oportunidades de parceria e colaboração acadêmica.

Considerando o atual contexto sociopolítico no país, bem como a necessidade de melhor compreender questões antigas e emergentes nos campos de atuação e diálogos da antropologia, os conceitos “Diversidades, Adversidades e Resistências” foram definidos como temas geradores das discussões da 6ª REA. Espera-se contar com a participação de antropólogos e outros cientistas sociais, pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação), representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, além de agentes de organizações governamentais e não governamentais do Brasil, especialmente das regiões Norte e Nordeste, das outras regiões do país e dos demais países da América Latina.

O período de submissão on line de trabalhos (resumos) para GTs vai até 27 de setembro de 2019.

Mais informações: http://www.sextarea.ufba.br/