Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020
Congressos

VI Jornada Internacional de Alfabetização

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Alfabetização, Chamada para STs, Chamada para trabalhos, Interculturalidade, Linguística

Interculturalidade, cognição e diversidade linguística

24 e 25 de setembro de 2020
UNISC, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

 

A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) promove, nos dias 24 e 25 de setembro de 2020, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul (RS), Brasil, a VI Jornada Internacional de Alfabetização.

A Jornada Internacional de Alfabetização, iniciada regionalmente há 16 anos na PUCRS (Rio Grande do Sul), já foi realizada em diferentes locais do Brasil, UFRN (Natal) e UFSC (Florianópolis), e do exterior, UMinho (Braga) e IPL (Lisboa), tendo se firmado como um espaço qualificado de discussão da temática do desenvolvimento da leitura e da escrita.

Em 2020, com o tema "Interculturalidade, cognição e diversidade linguística", a Jornada Internacional de Alfabetização será realizada na Universidade de Santa Cruz do Sul, RS, tendo como universidades coordenadoras a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade do Estado da Bahia (UESB), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

O objetivo do evento é contribuir para a discussão sobre os desafios que se apresentam à formação inicial e continuada dos professores alfabetizadores em uma sociedade cada vez mais grafocêntrica, em que é necessário formar pessoas capacitadas para desenvolver a leitura e a escrita como forma de adquirir conhecimentos, desenvolver as próprias potencialidades e participar ativamente da sociedade do século XXI.

Neste contexto, os conhecimentos teóricos e as metodologias ligados aos aspectos gráficos, fonológicos, morfológicos, semânticos, sintáticos e pragmáticos da alfabetização, bem como os aspectos ligados à Ciência da Educação e ao estado da arte da emergência da Ciência da Leitura, serão o foco das discussões nesta VI Jornada Internacional de Alfabetização.

O evento está organizado em conferência internacional, mesas-redondas, minicursos e workshops ministrados por especialistas nacionais e internacionais da área da leitura e da escrita, contando também com sessão de pôsteres e de simpósios para a apresentação oral de resumos de pesquisas, relatos, estudos e experiências dos inscritos no evento. Os resumos de trabalhos apresentados pelos participantes serão publicados digitalmente em Livro de Resumos com ISBN.

Local de Realização: UNISC, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Prazo de Inscrição: Até 24 de setembro (inscrições limitadas às vagas).

Datas Importantes

  • Submissão de simpósios temáticos / Submissão de workshop: até 31/março/2020
  • Aceite dos simpósios e workshop: até 09/abril/2020
  • Submissão de comunicações (dentro dos simpósios) /Submissão de proposta de pôsteres (dentro das temáticas dos simpósios): de 13/abril até 15/maio/2020
  • Aceite das comunicações e propostas de pôsteres: de 22/maio até 31/maio/2020
  • Inscrições para apresentadores de comunicações e pôsteres: de 1º de junho a 10 de agosto/2020
  • Inscrições para ouvintes: de 1º de junho a 24 de setembro/2020 (sujeito ao número de vagas)

Mais informações: http://www.unisc.br/site/jornadaalfabetizacao/index.html

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas