Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018
Congressos

VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Estudos Latino-Americanos

VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas

América Latina e o Mundo Globalizado
Crises - Perspectivas - Alternativas

27 a 31 de agosto de 2018
Campus da UERJ - Maracanã

O Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS) completa 14 anos de atividades em 2018, oferecendo Cursos, Fóruns de Debates, Simpósios, Encontros Acadêmicos e Congressos, além das pesquisas e orientação de projetos. Em agosto de 2018 realizará, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o VI Congresso Internacional, sob o tema "América Latina e o Mundo Globalizado: Crises - Perspectivas - Alternativas", em parceria com as Faculdades de Direito, Ciências Econômicas (FCE), Sub-Reitoria de Graduação (SR1) e a Fundación Andrzej Dembicz (Varsóvia/Polônia). Também homenageará o Professor Hésio de Albuquerque Cordeiro, ex-Reitor da UERJ (1992/1995) idealizador dos Programas de Estudos sobre os povos afro-brasileiros e latino-americanos.

Durante 14 anos consecutivos o NUCLEAS vem discutindo questões relevantes sobre América Latina e os processos globalizantes. Neste ano, o tema para reflexão envolve problemas cruciais sobre Américas

O congresso deseja converter-se num fórum que contribua para fortalecer as relações mútuas expressadas entre os países do Continente. As comunicações e intervenções  serão bem-vindas. Toda participação é relevante e contribuirá significativamente para o fortalecimento das relações entre as Américas  e o mundo

Serão bem-vindas as comunicações e intervenções, desde disciplinas específicas, bem como enfoques multi e interdisciplinares e trabalhos comparativos, os quais podem trazer ideias de especial interesse ao processo de fortalecimento das relações entre a América Latina e o mundo.

De natureza acadêmica, o Congresso integra a comunidade brasileira e internacional para juntos refletirem sobre questões fundamentais que envolvem o estudo dos fenômenos e processos sociais, econômicos, políticos e culturais que dominam o continente. Pretende , além de reexaminar e analisar problemas internos dos distintos países ou regiões e suas relações internas e externas, ampliar as formas de pensar a complexidade latino-americana, oferecendo condições institucionais para um maior intercâmbio de experiências e diálogo com base nos valores de solidariedade e cooperação.

Serão bem vindas apresentações com enfoques pluri e interdisciplinares os quais podem trazer ideias de especial interesses para o processo de fortalecimento das relações entre os povos e culturas da  América Latina e do mundo.

O prazo para inscrições de comunicações nos simpósios aceites (diretamente com os coordenadores), vai até 30 de junho de 2018.

Mais informações no site do VI Congresso Internacional do NUCLEAS.
 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas