Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
Congressos

VI Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística – VI CIDS

Início: Fim: Países: Brasil

Língua, Linguística

VI Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística – VI CIDS
13 a 16 de outubro de 2020
Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Primeira circular

Com satisfação comunicamos que o VI Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (VI CIDS) será realizado no período de 13 a 16 de outubro de 2020, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/Mato Grosso do Sul, Brasil, e terá como tema Variação linguística: contatos interculturais, pesquisa e ensino. A sexta edição do CIDS, a exemplo das anteriores, visa a promover, em âmbito internacional, discussões e trocas de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes que atuam nas áreas dos estudos dialetológicos e sociolinguísticos. A programação do evento contempla questões relacionadas à variação linguística em diferentes perspectivas, dentre elas aquelas que decorrem de situações de fronteira e de outros contatos interculturais que, por sua vez, representam desafios para a pesquisa e o ensino.

Seguindo a tradição do evento, o VI CIDS rende homenagem a dois ilustres pesquisadores em reconhecimento pela importante contribuição por eles prestada no campo dos estudos dialetológicos e sociolinguísticos, reconhecida nacional e internacionalmente: o Doutor João Antonio das Pedras Saramago, investigador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, e a Doutora Dinah Maria Isensee Callou, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

A programação do VI CIDS contará com Conferências, Minicursos, Mesas-Redondas, Comunicações Individuais, Sessões de Comunicações Coordenadas, Pôsteres, Lançamento de Livros e Revistas e Atividades Artístico-Culturais. Serão aceitas inscrições de trabalhos específicos das áreas da Dialetologia e da Sociolinguística, além de propostas que dialoguem com o tema do evento.

O VI Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (VI CIDS) é promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em parceria com outras instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul, ainda em fase de confirmação, a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade de Brasília e Universidade Estadual de Londrina.

Em breve, na segunda circular, serão fornecidas novas informações acerca do evento, particularmente as relativas ao sistema de inscrições cujo início está previsto para o mês de janeiro de 2020. Aguardem o site do evento!

Comissão Organizadora

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, Cidade Universitária s/n, caixa postal 549, CEP 79070-900, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Contato: vicids.ufms@gmail.br

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas