Domingo, 14 de Dezembro de 2025
Congressos

VI Congresso de Pesquisadoras(es) Negras(os) da Região Sudeste – COPENE SUDESTE

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, Ciências Sociais

A Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Ouro Preto (NEABI-UFOP) têm a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadoras(es) para o VI Congresso de Pesquisadoras(es) Negras(os) da Região Sudeste – COPENE SUDESTE, que acontecerá de 25 a 27 de setembro de 2025, formato presencial, na cidade de Ouro Preto (MG), no Centro de Artes e Convenções da UFOP.

Com o tema “Precioso Ouro Negro: educação, ações afirmativas e combate ao racismo”, e tendo como sede a cidade de Ouro Preto, território ancestral de conhecimento, tecnologia e cultura da população negra, o evento se propõe a mobilizar pesquisadoras(es) professoras(es), gestoras(es), estudantes e ativistas do movimento negro, para apresentar e debater pesquisas, estudos, experiências didáticas e reflexões sobre as políticas de ação afirmativa, educação das relações étnico-raciais, estudos afro-brasileiros e indígenas, e produções de pesquisadoras(es) negras/os em geral. Destaca-se, ainda, o fato de que no ano de 2025, celebram-se duas décadas da alteração dos símbolos oficiais da cidade de Ouro Preto, antes grafado "proetiosum tamen nigrum" (precioso mesmo que preto) para "proetiosum aurum nigrum" (precioso ouro negro). A queima da bandeira racista do município foi uma conquista do Movimento Negro de Ouro Preto e reflete um dos ecos de Durban em Ouro Preto.

O VI COPENE SUDESTE está estruturado a partir de conferências, simpósios temáticos, minicursos, oficinas, mesas-redondas, comunicação de pesquisas, exibição de filme, exposição, apresentação de pôsteres, lançamento de livros, feira-afro, caminhada afro-centrada, afro-turismo, agenda-cultural etc.

Fique atenta(o) ao cronograma, inscreva-se e participe!

Período de inscrições: 14 a 28 de julho para apresentação oral.

Maiores informações: https://www.copenesudeste2025.abpn.org.br

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas