Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025
Congressos

VI Ciclo de Conferências do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave (MITBA)

Início: Fim: Países: Portugal

História, Museus, Património Industrial

O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave (MITBA), em Vila Nova de Famalicão, inaugura a 6.ª edição do Ciclo de Conferências, intitulada “Novos Contributos para a História Industrial Portuguesa”, com três sessões agendadas para 28 de setembro, 19 de outubro e 23 de novembro, todas às 15h00.

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, com certificação opcional para docentes.

 

O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave (MITBA), em Vila Nova de Famalicão, inicia este mês a 6.ª edição do Ciclo de Conferências, dedicada ao tema “Novos Contributos para a História Industrial Portuguesa”. 

A primeira conferência, no dia 28 de setembro, terá como tema “O Intendente de Minas José Bonifácio e a máquina a vapor para a mina de carvão do Cabo Mondego”, com a participação de José Manuel Brandão, geólogo e doutorado em História e Filosofia da Ciência. Após a palestra, os participantes terão a oportunidade de visitar o Museu Auto Sueco, em Vila Nova de Gaia.

Já a segunda sessão, a 19 de outubro, terá como assunto: “A gente não tinha força pra mais. Prosperidade industrial, processo técnico e trabalho infantil no vidro da Marinha Grande durante a II Guerra”. Esta conferência contará com a presença da conferencista Emília Margarida Marques, antropóloga, tem o doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, em 2003. É investigadora no Centro da Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-Iscte / IN2PAST) e no Instituto de História Contemporânea (IHC-NOVA FSCH / IN2PAST). Depois deste evento, a visita será ao Museu do Linho, em Vila Verde.

A terceira e última conferência, agendada para o dia 23 de novembro, tem como tema “A Fábrica de Cerâmica do Senhor d' Além”, e contará com a presença da conferencista, Maria Teresa Mendes da Silva, Licenciada em História, variante de Arqueologia, em 1997, pela FLUP. Concluiu a pós-graduação em Museologia pela FLUP, em 2002. Iniciou o seu percurso profissional no ensino e formação (1997-2003), enveredando depois pela arqueologia. Atualmente é prestadora de serviços na área da arqueologia como arqueóloga independente. A derradeira visita deste ciclo, será ao Museu do Rali, em Fafe.

O Ciclo de Conferências é aberto ao público, com inscrições gratuitas e obrigatórias através do email geral@museudaindustriatextil.org, pelo link: https://forms.gle/yzCTwspzMqDJuDEy6 ou pelo telefone 252 313 986.

Docentes interessados podem solicitar a certificação da participação como Ação de Curta Duração através do Centro de Formação da Escola Camilo Castelo Branco. Para a acreditação é necessário a inscrição através do formulário com o link: https://forms.gle/yzCTwspzMqDJuDEy6

Mais informações: http://www.museudaindustriatextil.org/txx.php?tp=3&co=752&mop=1&cr=5

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas