V Seminário Internacional: Adaptações vivenciais em vicissitudes económicas e financeiras (sécs. XV-XIX)
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Economia, História
O V Seminário Internacional: Adaptações vivenciais em vicissitudes económicas e financeiras (sécs. XV-XIX) acontece nos dias 7 e 8 de outubro de 2020, totalmente online. O evento é organizado pelo Centro de História e pela Faculdade de Letras (FLUL) da Universidade de Lisboa, em rede internacional de parceiros. O prazo de apresentação de propostas de comunicação decorre até 31 de agosto de 2020. As línguas oficiais do congresso são o espanhol, francês, inglês e português.
O tema central é o das vivências sociais relacionadas com estruturas de produção (agrícola, industrial e comercial) e formas de organização funcional na escala pública e privada, salientando-se relações económicas, sociais, políticas e mentais e seus eventuais impactos na modernização da organização do Estado. Aceita-se com interesse o estudo comparativo entre diferentes realidades e épocas (XV-XIX).
Procura-se aprofundar um esclarecimento da realidade histórica dos séculos XV a XIX, nas suas dinâmicas e definições estruturais, admitindo ruturas e continuidades, fenómenos circunstanciais e de longa duração, sobretudo numa perspetiva de história socioeconómica e financeira. Privilegia-se a observação de zonas europeias e de áreas mundiais que com estas se conectavam. Aceita-se com interesse o estudo comparativo entre diferentes realidades e épocas.
Investiga-se no âmbito do património dominial tanto como no de organismos comerciais e industriais que tenham em linha de conta formas de gestão, utensilagens mentais e técnicas, condicionantes burocráticas e constrangimentos morais, dinâmicas sociais e experiências de inovação.
Subtemas:
I – Fontes de riqueza e gestão económica e financeira
II – Evolução da conjuntura até à revolução de 1820
Tópicos:
- Índices populacionais em sectores produtivos
- Imagens de prosperidade e de miséria
- Cultura material
- Gestão económica e financeira
- Técnicas e utensílios financeiros
- Fundos e instituições de crédito
- Mercados internos e conexões intercontinentais
- Agentes interculturais
- Produção: estudos e planos de gestão
- Crises e projetos de reforma económica
- Normas versus práticas
- Resistências, tensões e revoltas
- Modernidade em reformulações administrativas
Mais informações e call for papers nos arquivos em anexo, através do e-mail ml.garciacruz@gmail.com e na página do V Seminário Internacional: Adaptações vivenciais em vicissitudes económicas e financeiras (sécs. XV-XIX).




