V Encontro Nacional de Voluntariado do Ensino Superior
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Encontro Nacional de Voluntariado do Ensino Superior 2025 “Voluntariado e responsabilidade social das organizações: contributos para e da sociedade”
A Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES) é composta por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) que tem como missão capacitar, articular e potenciar a atividade para a investigação e valorização do voluntariado, numa abordagem multidisciplinar, que contribua para promoção de uma cultura e de uma prática de voluntariado, em todas as suas vertentes, potenciando o seu desenvolvimento nacional e internacional.
De entre as várias atividades sob a égide da R-VES destaca-se a organização do Encontro Nacional de Voluntariado do Ensino Superior que tem na sua V Edição o tema: Voluntariado e responsabilidade social das organizações: contributos para e da sociedade, e que será acolhido a organizado pela Universidade da Madeira através da Comissão Coordenadora de Voluntariado, na cidade do Funchal na semana que se comemora o Dia Internacional do Voluntariado. O Encontro tem como objetivos principais os seguintes:
1) Partilhar os trabalhos das instituições ligados ao voluntariado, os resultados e as boas práticas dos programas de voluntariado das instituições de ensino superior e das organizações locais, incluindo os trabalhos de investigação.
2) Reconhecer e premiar os voluntários e as instituições de voluntariado que têm contribuído para o desenvolvimento comunitário e a responsabilidade social.
3) Partilhar e desenvolver os trabalhos de grupos de investigação associada ao voluntariado e promover a sua publicação.
4) Discutir medidas para a valorização do voluntariado no ensino superior e no contexto comunitário, quer através da formação em unidade curricular optativa/obrigatória, quer através do enriquecimento do CV e do reconhecimento no diploma do ensino superior.
5) Analisar e refletir sobre as questões deontológicas do voluntariado e a responsabilidade social das organizações para o desenvolvimento social.
O programa está organizado no sentido de envolver a participação alargada de instituições e membros ligados à formação, investigação e aos programas de voluntariado local, incluindo os estudantes das instituições do ensino superior, os dirigentes e técnicos da administração pública e privada com responsabilidades na área do voluntariado e serviço comunitário. As conferências, os três workshops e a apresentação de comunicação oral, constituem as principais formas de comunicação.
Instruções para a submissão de abstract para comunicação oral
1. DATAS:
Período de aceitação para a submissão abstracts de comunicações livres – até 24 de outubro 2025
Resposta de aceitação/rejeição das comunicações livres – até duas semanas após receção da submissão
Data-limite para submeter ficheiro de apresentação de comunicação oral – 29 de novembro 2025, via Email: voluntariadofunchal@gmail.com
2. EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO
Ao submeter o abstract deverá ser identificado um dos seguintes eixos temáticos em que o trabalho melhor se enquadra:
- Ação de Voluntariado
- Investigação e disseminação em Voluntariado
- Formação em Voluntariado
REGRAS E CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ABSTRACTS
Os abstracts deverão adequar-se aos critérios estabelecidos pelo júri, nomeadamente:
3.1. Os temas devem ser pertinentes e de acordo com os eixos temáticos;
3.2. O abstract deve ser escrito em português, mas admite-se o idioma inglês ou espanhol;
3.3. Os autores devem preencher todos os campos do formulário de candidatura online, respeitando o conteúdo científico específico de cada campo;
3.4. Os conteúdos do abstract são da responsabilidade dos seus autores e apresentador;
3.5. Cada abstract da comunicação livre apenas poderá ser submetida a um dos eixos temáticos;
3.6. O número de autores de cada abstract de comunicação livre não poderá ser superior a 5; 3.7. Para as comunicações orais aceites, os autores que sejam indicados como "apresentador (s)" apenas poderão integrar, nesse mesmo papel, 2 comunicações livres;
3.8. O idioma em que se pode apresentar/expor as comunicações livres é, preferencialmente, o português;
3.9. Todas os abstracts de comunicações livres deverão ser submetidos através do link indicado abaixo, não sendo aceites as enviadas por fax, por email ou por qualquer outra via;
3.10. Todos os campos do formulário de candidatura online deverão ser preenchidos não podendo ser excedido o número de palavras definido para cada um:
a) Afiliação institucional - máximo de 50 palavras;
b) Título – máximo de 30 palavras
c) Introdução - máximo de 80 palavras;
d) Metodologia OU Contexto e grupo-alvo - máximo de 90 palavras;
e) Resultados OU Implementação - máximo de 160 palavras;
f) Reflexões finais - máximo de 100 palavras;
g) Referências bibliográficas (APA, 7ª), se aplicável - máximo de 300 palavras
4. LINK DE SUBMISSÃO DE ABSTRACTS
Submissão de trabalhos:
https://tinyurl.com/3cbrhyn6
(Aberto entre 21 de maio e 24 de outubro 2025)
A aceitação e participação com comunicação oral não dispensa o autor de se inscrever no programa geral:
Inscrição de participante:
https://tinyurl.com/4zzrb39x
(Aberto até 30 de novembro de 2025)
5. FASE DE PEER REVIEW
Os abstracts serão avaliados pelo júri indicado do Encontro. A resposta da aceitação ou rejeição será enviada até duas semanas após receção da submissão do trabalho.
6. PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DO FICHEIRO RELATIVO À APRESENTAÇÃO ORAL:
Uma vez aceite o abstract, os autores devem preparar e submeter os instrumentos de apresentação até ao dia 29 de novembro para o endereço eletrónico: voluntariadofunchal@gmail.com em ficheiro ppt com as seguintes regras: dimensão do slide 25,4cmx19,05cm, seguindo o template disponibilizado pelo site do encontro ou pela organização: 1º slide – título, autores e afiliação; 2º slide: introdução e objetivo; 3º slide: método/procedimentos; 4º slide – Resultado; 5º – conclusão. Comunicação oral = 5’ cada + 2’ discussão.
7. DATA E HORÁRIO DA APRESENTAÇÃO
As comunicações orais serão apresentadas no local e horário conforme programa do Encontro com a duração de 5’, pelo que os apresentadores devam comparecer na sala pelo menos no início de cada sessão. Não será aceites ficheiros de apresentação oral no momento da apresentação (deve ser enviados via email até 29 de novembro de 2025: voluntariadofunchal@gmail.com)
8. PUBLICAÇÃO DOS ABSTRACTS:
As comunicações orais sob a formação de abstract serão publicadas em revista temática ou em livro de atas com ISBN. Informação adicional será fornecida posteriormente no site do encontro.
9. PROGRAMA GERAL E MAIS INFORMAÇÕES A DISPONIBILIZAR NO SITE DA RVES:
https://redevoluntariadoes.wixsite.com/website
Organização local: Comissão Coordenadora de Voluntariado da Universidade da Madeira
Organização nacional: Rede de Voluntariado do Ensino Superior


