V Encontro Internacional REDET
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil, Espanha, Galiza
A Red Internacional de Estudios sobre Estados de Excepción y Terrorismo de Estado, o Centro de Estudos de História da América Latina e Caribe (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), o Grupo de História Sociocultural (Universidá d’Uviéu), o Grupo Historia Agraria e Política do Mundo Rural. Séculos XIX e XX (Universidade de Santiago de Compostela), Programa de Pós-Graduação em História/UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná); e com a participação do Projeto de Investigação COREGAL (Ministerio de Ciencia e Innovación do Goberno do Reino de Espanha), Observatório da Violência Policial e Direitos Humanos (OVP-DH.org), Observatorio para a defensa dos direitos e liberdades (ESCULCA) Revista História e Luta de Classes organizam o V Encuentro Internacional sobre Estados de excepción y Terrorismo de Estado.
A temática central deste V Encuentro é refletir sobre os Estados de Exceção, as formas específicas que adquiriram na Europa, salazarismo (Portugal), franquismo (Espanha), fascismo (Itália), nazismo (Alemanha), coronelismo (Grécia); e na América, Terrorismo de Estado. Também estão inseridas as experiências históricas vivenciadas na Indochina (atual Vietnã), Argélia e República Democrática do Congo, dentre outras, em processos de luta pela libertação colonial e/ou revolucionária e que perceberam-se práticas e teorias de dominação organizadas por exércitos imperialistas.
Ainda que cada caso mencionado responda a circunstancias específicas — vinculadas ao modo e ao momento em que se deram as práticas de violência estatal, assim como aos atores envolvidos —, a possibilidade de confrontar uns com outros, na sua correlação com a crise política à qual se correspondem, permitirá ampliar e complexificar a realidade de um processo político que ainda mantém-se aberto.
Para este propósito cabem estudos sobre distintos aspectos como: a configuração, duração e práticas; as dimensões ideológicas que os inspiraram; a sua evolução temporal; e as práticas violentas que se encontram associadas à sua existência. Camponeses e regimes capitalistas de exceção, camponeses e memórias sociais da dor e políticas agrárias dos regimes capitalistas de exceção. Como também investigações referentes aos processos de saída dos regimes de exceção e de instauração de regimes de democracia burguesa.
Contudo, como em edições anteriores, o Encontro está aberto ao tratamento de outras linhas temáticas.
Como nas edições anteriores dos encontros da rede REDET, prevê-se a publicação de uma obra que recolha os resultados dos trabalhos apresentados no Encontro.
O Encontro se celebrará na cidade de Lugo (Galiza), entre os dias 02 e 06 de setembro de 2024, na Faculdade de Humanidades da Universidade de Santiago de Compostela (Campus de Lugo).
A inscrição e participação no Encontro são gratuitas.
Submissões
Regras e informações para Submissões
Prazo para submissão:
15/10/2023 – 29/02/2024


