Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020
Congressos

The Urgency of Conceptual Diversity

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Reino Unido

Chamada para trabalhos, Ciências Sociais, Género, Sul Global

The Urgency of Conceptual Diversity
The epistemic urgency of conceptual diversity: decolonising knowledge production in the social sciences

A one-day interdisciplinary workshop: May 31 2021
hosted by London School of Economics and Political Science (LSE), Department of Gender Studies

Call for Papers

Deadline for receiving abstracts: 30 November 2020


Chamada para Artigos
A Urgência Epistêmica da Diversidade Conceitual: Decolonizando a Produção do Conhecimento nas Ciências Sociais

Oficina interdisciplinar de um dia: 31 de maio de 2021 | London School of Economics and Political Science (LSE)

Contexto

Existe uma grave urgência epistêmica nas ciências sociais que se refere à explícita falta de diversidade conceitual - um problema-chave para as disciplinas da área. Ao mesmo tempo, esse cenário revela um caminho crucialmente importante para a decolonização da produção de conhecimento.

A ausência de um amplo repositório de conceitos que partam de diferentes contextos e de regiões geográficas "não convencionais", ou seja, de espaços que fogem daqueles em que os conceitos são produzidos, descritos e visualizados de forma padronizada, é um sério problema para a produção de conhecimento teórico e empírico.

Ainda que haja um crescente e importante movimento de intervenções decolonizadoras focadas em ‘teorizar a partir do Sul Global’, em nossa opinião, o grande desafio não está tanto em produzir teorias do Sul Global, mas em produzir conceitos a partir do Sul Global.

Temas do workshop

O workshop reunirá estudiosas e estudiosos trabalhando na produção de perspectivas materiais, interseccionais, geopolitícas e situadas, oriundas de específicos desafios históricos globais. Além disso, o workshop examinará o trabalho epistêmico que a produção conceitual feminista, particularmente, tem feito, não apenas em diferentes partes do globo, como também em diferentes disciplinas.

O workshop irá explorar, especialmente, dois níveis de investigação: em primeiro lugar, por meio da centralização da questão da racionalidade epistêmica, as maneiras pelas quais os estudiosos têm 'se expandido' (Fanon 1963: 30-31) e reconcebido conceitos feministas e outras concepções dominantes, para que estes possam oferecer uma compreensão da diferença epistêmica que diferentes locais e, em especial, 'consciências locais', exercem na produção de conhecimento. Além disso, o workshop envolverá os 'outros' conceitos historicamente incorporados, politicamente localizados e materialmente fundamentados, que descrevem e visualizam as diferentes formas de lutas em torno da construção do mundo acontecendo em outros lugares/locais. Nesse sentido, temos grande interesse em convidar estudiosas e estudiosos que trabalham em e com diferentes línguas, especialmente idiomas não privilegiados, tanto literais quanto conceituais.

Logística

Incentivamos particularmente a participação de pesquisadoras e pesquisadores em início de carreira localizados no Sul Global. Imaginamos que o workshop irá acontecer online; no entanto, caso a possibilidade de viagens venha a se abrir mais amplamente, teremos condições de fornecer fundos para cobrir viagens internacionais e custos de visto para acadêmicas e acadêmicos em início de carreira do Sul Global. Contamos ainda com fundos específicos para apoio com custos de tradução para estudiosas e estudiosos que trabalham em outros idiomas além do inglês.

Caso tenha alguma dúvida ou queira mais informações, envie um e-mail para: gender@lse.ac.uk

Por favor, envie um e-mail com seu currículo (em até 200 palavras), junto com sua biografia (até 150 palavras), até 30 de novembro de 2020, para gender@lse.ac.uk.

Traduzido do inglês por Marina Sperafico

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas