Simpósio "Os estudos literários em três tempos: classicismo, modernidade, pós-modernidade" | ABRALIC 2019
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Roberto Acízelo de Souza, professor da UERJ e um dos mais respeitados acadêmicos do país nas áreas de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira, vencedor de prêmios literários importantes na categoria de crítica literária, tais como o Jabuti e os prêmios da Academia Brasileira de Letras e da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (2015), e Constantino Luz de Medeiros, pesquisador e professor da UFMG, autor de "A invenção da modernidade literária: Friedrich Schlegel e o romantismo alemão", e tradutor de obras seminais do romantismo alemão convidam para seu simpósio na ABRALIC-2019.
Os estudos literários em três tempos: classicismo, modernidade, pós-modernidade
Coordenação: Prof. Dr. Constantino Luz de Medeiros (UFMG); Prof. Dr. Roberto Acízelo de Souza (UERJ)
Resumo: No prefácio à primeira edição (1948) de sua Análise e interpretação da obra literária, cujo subtítulo é introdução à ciência da literatura, Wolfgang Kayser aponta para a necessidade de que as ciências, inclusive aquela que denomina de ciência da literatura, façam periodicamente uma revisão de suas concepções basilares. A acertada observação do estudioso alemão continua atual, principalmente ao contemplarmos a multiplicidade de enfoques críticos e orientações teóricas, surgidos no bojo das denominadas correntes críticas pós-estruturalistas. Este simpósio pretende agregar pesquisas que se identifiquem tanto com os fenômenos estritamente literários – ou seja, problemas de teoria, crítica e história da literatura, questões sobre o cânone literário, valor, tradição literária, historiografia literária, história da crítica literária – como pesquisas sobre temas literários em sentido mais amplo. O que se busca são reflexões sobre realizações históricas no longo curso dos estudos literários, à luz do debate ora em curso no meio acadêmico, entre orientações desenvolvidas no âmbito dos estudos literários stricto sensu e diretrizes identificadas com os estudos culturais.
As inscrições para comunicações estão abertas até o dia 15 de março, no site da Associação Brasileira de Literatura Comparada (http://www.abralic.org.br/).


