Quinta-feira, 05 de Agosto de 2021
Congressos

Simpósio Internacional TROPO UK 2021

Início: Fim: Países: Reino Unido

Língua, PL2, PLE

O encontro bianual da TROPO UK (Association of Teachers and Researchers of Portuguese Languages) realiza-se já no próximo dia 26 de junho de 2021, via Zoom, entre as 13h00 e as 18h00 (GMT). Este ano, a TROPO UK traz-nos um simpósio internacional subordinado ao tema Diversidade linguística do português: oportunidades e desafios pedagógicos, que reúne oradores oriundos do meio académico às áreas da política e da cultura.

O debate far-se-á a partir das contribuições de cada um dos palestrantes com vista à reflexão sobre questões relacionadas às variedades, ou variantes, da língua portuguesa no contexto da descolonização do currículo no que concerne o ensino do português como língua estrangeira (LE), língua segunda (L2) e língua de herança (LH). A sessão plenária estará a cargo de Inês Machungo, da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, coordenadora do Dicionário do Português de Moçambique (DiPoMo) e servirá de pano de fundo para a mesa redonda que se lhe seguirá.

Num primeiro momento, haverá a intervenção de três oradores, Margarita Correia (Presidente do Conselho Científico do IILP e docente da Universidade de Lisboa, Portugal), Ana Paula Laborinho (Diretora da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura; Universidade de Lisboa, Portugal) e Vinicius Terra (rapper, professor de Português e Literatura, e mediador/articulador cultural, Brasil) a que se seguirá um debate. Num segundo momento, ouvir-se-ão as intervenções de Fernando Venâncio (Universidade de Amesterdão, Países Baixos), Francisco Calvo del Olmo (Universidade Federal do Paraná, Brasil) e Sílvia Melo-Pfeifer (Universidade de Hamburgo, Alemanha).

A organização do evento está a cargo da Universidade de Glasgow (UG) sendo a equipa coordenadora do Simpósio constituída por: Luís Gomes (UG), Joanna Malecka (UG), Gabriela Ribeiro (Universidade de Dundee), Sandra Ferreira (UG/Camões, I.P.), Ana Reimão (Universidade de Liverpool/TROPO-UK) e Pedro Marques (Universidade de Queen Mary, Londres/Camões, I.P.).

O Simpósio é gratuito para membros da TROPO UK e tem um custo de £20 para não-sócios (inclui a cota de associado da TROPO UK).

Outras informações podem ser obtidas na página da TROPO UK 2021, ou através do endereço de e-mail do evento tropo2021@glasgow.ac.uk e o registo para participar no Simpósio pode ser feito online.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas