Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025
Congressos

Simpósio Ediso 2017 - Desigualdade e novos discursos sociais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Análise do discurso, Antropologia, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Língua, Linguística, Literatura, Sociologia

O Simpósio da Associação de Estudos sobre Discurso e sociedade (Ediso) 2017 acontece de 28 a 30 de junho, em Barcelona, na Universitat Pompeu Fabra. O evento tem como tema Desigualdade e novos discursos sociais. As propostas de trabalhos podem ser enviadas até 15 de outubro.

Eixo temático

Como resultado das crises e das políticas económicas da última década, o aumento da desigualdade é hoje um tema candente no debate público nos âmbitos regional, nacional e internacional. Neste contexto de rápidas mudanças sociais, os estudos do discurso surgem como uma proposta de enfoque multidisciplinar que contribui para tomar consciência, compreender, explicar e eventualmente combater velhas e novas dinâmicas de desigualdade.

Dependendo da perspetiva que se adote e das tradições com que se dialogue (sociologia, antropologia, ciências políticas, direito, linguística e/ou meios de comunicação, entre outras), o campo dos estudos do discurso permite oferecer uma multiplicidade de olhares analíticos para estas complexas dinâmicas sociais.

Dado o seu objeto e enfoque, os estudos do discurso permitem examinar algumas questões cruciais nestes processos, partindo dos mecanismos semióticos de representação, legitimação, resistência e circulação das marcas de desigualdade em múltiplos contextos, e das práticas sociais e identidades, na sua gestão, distribuição e hierarquização, manutenção, transformação e revitalização.

Há diferentes formas de participação no evento:

  • Painéis temáticos, para a apresentação de comunicações sob um denominador comum, coordenados por um/a ou mais investigadoras/es.
  • Oficinas de análise de dados de investigações em curso, para contrastar, debater, reforçar, enriquecer e inclusivamente reformular o próprio olhar sobre uma investigação em pleno progresso.
  • Debates em construção, para a discussão sobre um tema com a finalidade de, para além de confrontar opiniões, chegar a consensos e construir em conjunto propostas de solução ou de desenvolvimento posterior.

Mais informações na página da Ediso 2017.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas