Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025
Congressos

Simpósio e Oficina “Visões de Luanda” debatem o presente e o futuro da cidade

Início: Fim: Países: Angola, Portugal

Cinema, Estudos Urbanos

Simpósio “Visões de Luanda: Pensar o Presente, Imaginar o Futuro”
Centro Cultural Português em Luanda, Avenida de Portugal 50, Luanda, Angola
15 de janeiro (entre as 14h e as 19h horas).

 

O simpósio “Visões de Luanda. Pensar o presente, Imaginar o futuro”, organizado pelo projeto de investigação UrbanoScenes: Imaginários Pós-Coloniais de Urbanização em Análise Prospectiva (Portugal e Angola), em colaboração com o Centro Cultural Português de Luanda e a Associação Musseke Smart, convida à reflexão sobre as transformações de Luanda, explorando os seus imaginários urbanos e as múltiplas perspetivas sobre a sua história e futuro.

A primeira sessão, agendada para o dia 15 de janeiro de 2025, no Centro Cultural Português de Luanda, terá início às 15h00 com uma mesa-redonda. Nesta, a equipa do UrbanoScenes (Simone Tulumello, Andrea Pavoni, Lavínia Pereira, Chloé Buire e Salomé Honório) juntar-se-á aos arquitetos Ângela Mingas, Belarmino dos Santos e Pedro Mvemba Cidade. O debate abordará as aceleradas transformações urbanas dos últimos 20 anos em Luanda, considerando o passado, presente e futuro da cidade.

Às 17h00, será exibido o filme “Ar Condicionado” (Fradique/Geração 80, 2020), seguido de uma conversa sobre o papel do cinema na construção de imaginários urbanos. O diálogo contará com Ery Claver, cineasta e membro da Geração 80, e integrantes do projeto UrbanoScenes.

Ambos os eventos são gratuitos e abertos ao público, estando sujeitos à lotação da sala.

Oficina “Imaginários Urbanos e Criação Audiovisual”

Após o simpósio, decorrerá entre os dias 16 e 21 de janeiro a oficina “Imaginários Urbanos e Criação Audiovisual”, no espaço Musseke Smart (Cazenga). Com a participação de 15 formandos, a iniciativa combina formação teórica e técnica com a criação colaborativa de uma curta-metragem documental.

O resultado da oficina será apresentado ao público no dia 24 de janeiro de 2025, no Centro Cultural Português de Luanda.

Os interessados podem contactar a organização através do e-mail urbanoscenes@gmail.com.

Mais informações: https://urbantransitionshub.org/2025/01/03/simposio-visoes-de-luanda-pensar-o-presente-imaginar-o-futuro/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas