Sábado, 26 de Setembro de 2020
Congressos

Seminário Teoria da arquitetura como género literário no século XIX (presencial e online)

Início: Fim: Países: Brasil, Portugal

Arquitetura, Arte, História, História de Arte, Literatura

O seminário "Teoria da arquitetura como género literário no século XIX", ministrado por Pedro P. Palazzo (Universidade de Brasília) acontece no dia 17 de setembro de 2020, às 15h, na Capela do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra. O evento terá apresentação presencial para um público limitado (tendo em conta as regras sanitárias em vigor na data) e também contempla a participação online, sem inscrição obrigatória.

Resumo
A crítica do caráter arquitectónico em língua portuguesa, de meados do século XIX ao início do século XX, extrai sua motivação e metodologia da história literária, e se desenrola em grande parte nos círculos discursivos desta disciplina. A expressão do Romantismo nacionalista na teoria literária e na etnografia, assim como seus desdobramentos documentais em finais do Oitocentos, fornecem ao pensamento arquitectónico modelos metodológicos e, amiúde, marcos interpretativos já articulados. Expomos as ligações entre as disciplinas da história literária e da arquitetura no processo de formulação e crise da "construção antropológica da nação" em Portugal e no Brasil do século XIX até a ascensão do discurso arquitectónico disciplinar no início do século XX. Dessas ligações resulta uma paisagem imaginária das arquiteturas nacionais, que se desloca paulatinamente do erudito ao popular e do urbano ao rural.

Nota biográfica
Pedro P. Palazzo é professor assistente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília e investigador visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2019–2020). É arquiteto, doutor em estética e semiótica da arquitetura. Investiga a história da construção tradicional e a historiografia da arquitetura, com foco no século XIX e nos contatos entre o classicismo e a modernidade.

Mais informações na página do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas